terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Paulo Freire, Educador brasileiro

Paulo Freire e a
Pedagogia da Liberdade

O Modelo educacional de PauloFreire, grande educador brasileiro, apresenta as seguintes características pedagógicas que enfatizam a consciência política que as comunidades locais deven possuir, sua emergência social, seu crescimento econômico e sua rica pluralidade cultural.
A Consciência política que o povo deve ter precisa ser fundamentada pela prática de sua cidadania, a participação popular nos projetos e decisões do país, o seu compromisso social, ambiental e coletivo, a liberdade responsável, o respeito a si e aos outros, a saúde individual e o bem-estar da sociedade, a interatividade e o compartilhamento de iniciativas, oportunidades e possibilidades.
A Emergência social deve juntar-se e se unir com a luta dos trabalhadores por melhores condições de vida, saúde, educação e trabalho, cooperando com todos os indivíduos, grupos, sociedades, comunidades e coletividades pertencentes a determinada região local, provincial e global, tendo em vista alcançar maior progresso físico, mental e espiritual, e contribuir eficazmente para a evolução conscientizadora, renovadora e libertadora de suas prisões ideológicas e psicológicas, de sua exclusão social e marginalização real, de sua dependência econômica, social e política, encontrando assim sua verdadeira, real e atual liberdade e felicidade.
O seu crescimento econômico precisa ser centrado em políticas públicas desenvolvidas principalmente pelo Estado, guardião da ordem social, e igualmente das lideranças e representantes dos grupos e comunidades de amigos, moradores e trabalhadores daquela região específica onde ocorrem os problemas, dificuldades e contrariedades, conflitos e contradições históricas, sociais, emergenciais, reais e atuais.
vividas e experimentadas pelo povo da localidade.
A sua rica pluralidade cultural e suas atividades artísticas, esportivas e recreativas, com seus exercícios fisicos, mentais e espirituais, sua busca do conhecimento, sua consciência pensante, crítica e reflexiva, devem de fato mudar a realidade social cotidiana, modificando e transformando o ambiente social, político e econômico, libertando as comunidades locais de sua escravidão temporal e histórica, da falta de emprego e trabalho, da ausência de oportunidades e carência de condições renovadoras e libertadoras de sua opressão político-ideológica, de sua dependência, manipulação e exploração econômicas, de sua submissão ao monopólio estatal, autoritário e ditatorial, abrindo-se deste modo uma tal situação real cotidiana em que se possa construir uma nova mentalidade cultural, um novo ambiente social e ambiental, protegendo pois seus ideais de liberdade, fraternidade, felicidade e solidariedade, e fugindo da violenta e maldosa cultura da morte, geradora de injustiça e opressão popular, social e comunitária.
Através de uma reflexão crítica e dialética, as comunidades locais, sociais e populares podem modificar sua situação social, suas circunstâncias políticas, suas relações e condições econômicas, suas limitações culturais e ideológicas, lutando e batalhando pois em favor de uma sociedade presente e futura mais consciente de suas responsabilidades, mais comprometida com os interesses , planejamentos e decisões da nação, mais participativa e interativa, que respeite e seja respeitada nos seus direitos, deveres e obrigalçoes, validando e valorizando a sua auto-estima pessoal e social, sua consciência ambiental e o bem-estar de todos e cada um.
Parece que Deus, o Senhor, abençoou Paulo Freire pelos seus trabalhos e pesquisas em prol do bem-estar de suas comunidades locais e coletividades regionais.

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