terça-feira, 1 de abril de 2008

Mente Imanente

Quando a racionalidade humana age de acordo com a realidade da experiência cotidiana, de maneira temporal e histórica, segundo os fenômenos diários e os acontecimentos do dia-a-dia, estamos diante da Razão ou Mente Imanente.
Suas características se identificam com a vivência de situações reais, reações momentâneas e circunstâncias problemáticas que exigem soluções imediatas ou respostas urgentes e emergentes.
Tem uma relação necessária com o aqui e agora, o meio-ambiente em que vive atualmente, nele distribuindo suas tarefas, diversificando seus trabalhos e diferenciando suas ações e emoções, em tempos limitados, grandes ou pequenos.
É uma consciência realista, cotidiana, temporal, histórica, real e atual.
Vive na imanência deste mundo terrestre, sujeita ao tempo e espaço, dependendo de suas contingências e temporalidades, suas incongruências e indeterminismos do caos real, diário, onde acontecem seu mundo de tendências e seu universo de possibilidades.
Inteligência concreta, racionalidade prática, consciência real, razão histórica ou mente temporal - eis os outros nomes dados à Mente Imanente.
Pratiquemos a Razão Imanente, abraçando os problemas cotidianos e dando-lhes respostas seguras e soluções convincentes.
Imanentemente, somos uma Consciência Real.

Nenhum comentário: