segunda-feira, 31 de março de 2008

Fenomenologia Transcendental

Idéias, símbolos, imagens, valores, intenções ou interesses e vivências são exemplos de fenômenos transcendentais, aqueles fenômenos que ocorrem dentro da consciência humana.
Esses fenômenos concorrem juntos para a produção do conteúdo de conhecimento verdadeiramente possível cujo princípio é a reflexão racional pensante que unida a sua capacidade de discernimento e diferenciação entre os seres e as coisas condiciona a matéria do pensamento e seu conteúdo reflexivo contribuindo deste modo para a efetivação de nossa realidade prática cotidiana, de onde abstraimos a essência da racionalidade que trabalhando com a experiência real determina a origem imediata de tal conhecimento verdadeiro e possível segundo as possibilidades da natureza humana.
Tais fenômenos transcendentais que na produção do conhecimento realizam o elo de ligação entre a consciência e a realidade, a teoria e a prática, o pensamento e a experiência, definem exatamente o sentido da vida humana e sua razão de existir, construindo de fato a base fundamental de uma vida cotidiana identificada com a saúde e o bem-estar, o respeito e a responsabilidade, o juizo e o bom-senso, a liberdade e a felicidade que afinal todos almejamos.
Igualmente nós somos fenômenos transcendentais porque nosso início, meio e fim existencial, fisico, mental e espiritual, acontecem no interior da consciência real - o pensamento unido à experiência.
Somos realidade e experiência - ocorrências mentais, fatos racionais, fenômenos transcendentais e acontecimentos inteligentes.
Somos pensamento e acontecimento - a consciência humana real, histórica e atual.
Somos idéias e práticas - conjuntamente, a origem do conhecimento.
Somos com efeito fenômenos humanamente transcendentais.

Nenhum comentário: