sábado, 15 de março de 2008

A Vida é um risco - O Risco de viver

Diante dos perigos da vida cotidiana - a morte que nos rodeia, a violência urbana real, triste e assustadora, a maldade que enlouquece as pessoas, a ruindade dos bandidos, a marginalidade dos morros e favelas onde reinam os traficantes, a angústia da fadiga e do cansaço, o esgotamento mental, o excesso de trabalho e de atividades físicas, o vazio espiritual, os homicídios e suicídios, os roubos, sequestros e assassinatos, as doenças, moléstias e enfermidades que nos assustam, desesperam e apavoram, o medo que nos envolve pessoal e socialmente, as torturas ideológicas e psicológicas, a opressão e a repressão policial, a depressão doentia, o autoritarismo e totalitarismo de Estado, as filosofias comunista e anarquista, a dependência, a prisão e a escravidão capitalistas, a cultura do mal espalhada por todas as regiões do mundo inteiro - concluimos realmente que viver é um risco que passamos a cada instante, a todo momento nesta vida de cada dia.
Nos arriscamos a cada dia, a cada noite, a cada madrugada.
Nos arriscamos na rua, em casa, no botequim, na farmácia, no jornaleiro ou na padaria.
Nos arriscamos quando vamos ao Supermercado fazer compras.
Nos arriscamos no trabalho diário.
Vivemos sim sob pressão, em tensão constante, em conflito com as pessoas, com problemas para resolver, buscando constantemente soluções que não aparecem.
A Vida acontece e na verdade não sabemos lidar com essas situações.
Então o que fazer ? Vamos continuar vivendo assim ? Pressionados, nervosos, medrosos, assustados, desesperados ? Até quando ? Eternamente deste modo ?
Não sei. Tais respostas ainda não encontrei. Uma rua-sem-saída ? Talvez, quem sabe.
Da minha parte, vivo fugindo...tentando encontrar uma saída. Uma solução eficaz. Uma resposta satisfatória.
Acredito em Deus. Confio no Senhor.
Isso me anima, me motiva, me incentiva.
Isso me alegra, me faz feliz, me torna contente.
E desse jeito vou vivendo a vida.
Deixo a vida me levar.

Nenhum comentário: