terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Israel, a guerra como sistema de defesa

Para entendermos um pouco a Questão Israelense e seu fluxo de possibilidades, interrogações e respostas, é necessário refletirmos sobre um exemplo da vida cotidiana da Cidade não tão maravilhosa do Rio de Janeiro. Digamos que um indivíduo, cidadão carioca, trabalhador, é assaltado em uma das ruas movimentadas do Bairro de Copacabana. No assalto, o homem reage à tentativa de o ladrão levar-lhe sua carteira cheia de dinheiro. Diz a natureza humana que toda ação provoca uma reação. O Homem pois defende-se brigando com o ladrão até que chega a polícia, um PM, e prende o ladrão. O Homem está satisfeito porque o ladrão foi preso e não conseguiu roubar a sua carteira. Assim é a Questão Israelense. Israel é um país cujos judeus e judias, o Povo Israelense, vive não só dentro do Estado de Israel, como também espalhados por outros países no mundo inteiro. Israel, na verdade, é como se fosse uma ilha de gente cercada de inimigos por todos os lados. Seus inimigos querem destruir a Nação Israel. O que Israel e seus líderes fazem ? Israel simplesmente procura sobreviver aos ataques de seus adversários. Israel defende-se. Israel se guarda. Israel se protege. Ou seja, as Forças Armadas Israelenses, o Exército dos Judeus, para se defender, ataca; para não morrer, mata; para não ser destruido, Israel faz do ataque a sua defesa, mata para não morrer; do contrário, Israel pode sumir do mapa, no dia seguinte pode não existir mais. Em outras palavras, como a natureza humana ferida, Israel reage à ação do inimigo, briga com ele para se defender, mata para não morrer.
Tal é a situação de Israel no Oriente Médio. Israel faz da guerra seu sistema de defesa. Sua esperança é de sair vitorioso, derrubar o inimigo, eliminar seus adversários, e continuar vivendo, existindo e sobrevivendo. Esse é o drama real, atual e histórico do Povo Hebreu, Israelita, ou Israelense, os judeus e judias do Oriente Médio e do mundo inteiro.
É dramática a situação de Israel. Momentos decisivos para a população israelense. Qual será pois o destino de Israel ?
Países como o Irã, a Síria e o Iraque desejam acabar de vez com a N ação Israelita. E, nesse processo crítico e dialético da história, Israel vai sobrevivendo, se defendendo, atacando e matando para não morrer. Será que a Mão de Deus está protegendo Israel ? Até quando ?
O Tempo e sua sabedoria saberão responder...

Nenhum comentário: