domingo, 13 de janeiro de 2008

Fundamentos da Política

Sejamos políticos do bem.
O que é Política ? O que significa Politizar ?
Politizar é trabalhar pratica e ideologicamente em favor do bem-comum da sociedade, buscando o bem de todos e cada um dos indivíduos, cidadãos ou grupos sociais que vivem e convivem uns com os outros dentro desta mesma sociedade humana, natural e culturalmente desenvolvida, procurando seu bem-estar global, coletivo e integral.
Política, portanto, é a atividade humana geradora de favores, benefícios e beneplácitos em prol da coletividade, de seu bem-estar sócio-econômico e cultural, incluindo projetos de políticas públicas orientados para a felicidade social, a saúde coletiva e o progresso físico, mental e espiritual de todos e cada um de seus membros.
Assim, é importante fazer política, verdadeiramente politizar.
Politicamente, devemos abraçar uma ideologia, uma epistemologia, uma axiologia e uma práxis comprometida com o bem-estar social e coletivo, responsável em suas concretas consequências e respeitosa em suas virtudes éticas, que garantem e asseguram a boa prática política.
A Ideologia política é o conjunto de idéias que formam o seu repertório ou conteúdo ideológico, com o qual pode-se assumir posturas éticas ou posições partidárias contra ou a favor do Poder Estatal, contudo sempre em benefício da sociedade.
A Epistemologia política é o conjunto de conhecimentos necessários adquiridos com o tempo e a experiência da vida política que se somam a sua ideologia tendo em vista iluminar seu conteúdo, fortalecer suas atividades de engajamento social e ratificar seus compromissos éticos, sociais e de cidadania atuante.
A Axiologia política é o conjunto de valores, normas, intenções e interesses partidários que orientam as operações politizantes e politizadas de certos grupos ou indivíduos unidos e reunidos em torno de uma Proposta ou Projeto Ideológico, visando a concretização de seus objetivos finais.
A Práxis política é o conjunto de ações, operações, exercícios e atividades de cidadania comprometidas com a realidade social, popular e comunitária de uma determinada sociedade libertando-a de sua ignorância, irracionalidade e inconsciência política. e ajudando-a ao mesmo tempo a caminhar segundo compromissos e responsabilidades identificadas com a inclusão social, a emergência econômica e a conscientização política, definindo deste modo a comunidade social em seu mundo de cidadania livre, consciente e responsável.
Pois então, vamos politizar ?
Sejamos pois cidadãos do bem.

Nenhum comentário: