segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Fundamentos do Dinheiro

A Origem do dinheiro no meio de nós é resultado de 3 fatores históricos, reais e atuais: a necessidade, a dependência e o câmbio(relações de troca).
Da necessidade de adquirir as coisas e se apropriar de objetos, seres e fenômenos concretos, pela dependência das pessoas responsáveis por favorecer a obtenção dessas necessidades, para as relações humanas, naturais e culturais de troca(câmbio): nasceu o dinheiro(moeda, capital).
Contudo, o que favoreceu de fato o surgimento da moeda(dinheiro, capital) foi, sem dúvida, a realização de nossos desejos e a satisfação de nossas necessidades.
Deste acontecimento econômico e financeiro, novas condições e relações de trabalho se produziram, motivando novas atividades sociais, políticas e econômicas, novas operações financeiras e novos eventos e exercícios culturais, artísticos e esportivos.
Enfim, podemos afirmar que o movimento das sociedades humanas e suas produções culturais têm início quando o homem e a mulher perceberam o desejo de realizar seus trabalhos e a necessidade de se apropriar das coisas e objetos que lhe serviriam como solução para os seus problemas. Ou seja, a moeda(dinheiro, capital) e suas relações necessárias e dependentes de troca(câmbio) deram origem ao processo de trabalho e movimento social da humanidade em geral.
Com efeito, o dinheiro é necessário.
Dependemos dele.
Ele nos ajuda a sermos felizes, embora ele não seja a felicidade.
Ele nos ajuda a sermos livres, embora ele não seja a liberdade.
O Dinheiro nos ajuda a ajudar...
Que Deus nos ajude.

Nenhum comentário: