terça-feira, 7 de outubro de 2008

A Pedagogia das Diferenças

O Modelo Pedagógico de Atividade Educacional que enfatiza a importância das diferenças entre os alunos e alunas, a observação dos detalhes no processo ensino-aprendizagem e a valorização das pequenas coisas no procedimento de transmissão de conteúdo das matérias e disciplinas programadas, na didática apresentada e na avaliação obtida, além de criar as condições indispensáveis para o surgimento da criatividade, despertando pois dons, carismas e talentos, como também o lado vocacional e profissional dos estudantes, preparando-os para a vida cotidiana e o trabalho de cada dia, transmitindo portanto não só conhecimentos e boas idéias, mas igualmente desenvolvendo sua boa ética comportamental e sua boa espiritualidade natural, e que procura outrossim desabrochar nos docentes e discentes ao mesmo tempo uma postura psicológica de articulação de seu próprio ponto de vista pessoal, sua diferente visão da realidade, seu outro olhar sobre a natureza e o universo, sua interpretação personalizada e diferenciada sobre os fenômenos do dia a dia e os acontecimentos reais e atuais da experiência real cotidiana, e que busca ainda privilegiar nos ambientes de ensino e nas culturas de aprendizagem uma educação global e diferencial que respeita simultaneamente a globalidade pedagógica e sua inserção nas realidades locais, regionais e globais das comunidades escolares, de sua associação de moradores e de seu sindicato de trabalhadores dos profissionais da educação, sejam eles professores, pedagogos, educadores, inspetores, orientadores educacionais, coordenadores e diretores de colégio,escritores, literatas, planejadores interdisciplinares, organizadores de processos interativos e atividades compartilhadas, de exercícios integrados e de operações didaticamente trabalhadas, criadas e executadas, sempre em favor do processo educacional, em benefício de estudantes e professores e de seus agentes pedagógicos, responsáveis direta ou indiretamente pela boa qualidade do ensino, pela excelência de conteúdos desenvolvidos e pela perfeição das práticas pedagógicas ordenadoras da mente humana, disciplinadoras de sua consciência e racionalidade e organizadoras de sua pluralidade de boas idéias e bons conhecimentos, bons valores e boas vivências então assumidas responsavelmente pelos favorecidos por essa boa, nova, outra e diferente abordagem da educação brasileira.

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