quinta-feira, 30 de outubro de 2008

E a Aprovação Automática...

A Formação Progressiva
Continuada nas Escolas
Significado, importância e objetivos

Nem aprovar nem reprovar automaticamente as crianças e adolescentes de 6 a 13 anos do Ensino Fundamental da Educação Básica nas Escolas do Rio e do Brasil, mas sim favorecer a permanência do estudante no Colégio Municipal, desenvolver sua aprendizagem não só acumulativa de conteúdos de conhecimento de qualidade como também compartilhá-los em grupo na sala de aula ou fora desta em sua comunidade, com seus amigos, parentes e familiares, interagindo com eles, e ainda progredir humana, natural e culturalmente, satisfazendo seu lado vocacional e realizando sua área profissional, possibilitando o uso permanente de sua criatividade, capacitando-se tecnicamente para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que desabrocha seus dons, talentos e carismas tendo em vista seu crescimento econômico e financeiro, sua emergência social, cultural e ambiental, sua emancipação ética, política e espiritual, o que resulta realmente em eliminação de traumas e frustrações antes insistentes nas primeiras séries do Fundamental após a reprovação excludente, repressiva e depressiva, que por sua vez afugentava os alunos das escolas, fazendo-os desanimar, entristecer e desistir de estudar, substituindo então o estudo, a obtenção do conhecimento e a preparação para a vida que a Casa do Ensino lhes proporcionava por outras desocupações ócias e vadias, e quando não iam arranjar um emprego ou trabalho, mesmo ainda jovens, se envolviam com futilidades facilitadas pelo jogo de bola, a famosa pelada, ou se entregavam ao tráfico de drogas, fumando maconha ou cheirando cola, ou praticavam pequenos furtos e roubos, assaltando as pessoas na ruas, visto que mergulhavam na marginalidade e na exclusão social, em uma vida muitas vezes de pobreza, miséria e mendicância.
Tais dificuldades e deficiências sociais e psicológicas, morais e religiosas, e seu mundo de contrariedades e adversidades, de divisão, maldade e violência, presentes, insistentes e existentes nas crianças e adolescentes em seus primórdios de Escola Fundamental, desejam ser superadas e ultrapassadas definitivamente pela Formação Progressiva Continuada, Sistema Pedagógico de ensino-aprendizagem cuja grade curricular com seu conteúdo interdisciplinar e interativo e sua metodologia didática baseada em pesquisas e debates, leituras e redações, principalmente, e seus anseios educacionais e projetos pedagógicos, objetivam o desenvolvimento humano, político e social dos alunos e alunas, sua evolução física e mental, seu progresso material e espiritual, a partir justamente de sua inserção, permanência e continuação na escola onde pode articular processos de conhecimento, seus conteúdos, matérias e disciplinas, integrá-los com a sociedade, compartilhá-los social e coletivamente em benefício de todos e cada um, o que desperta assim a vontade amiga e generosa das pessoas ao seu lado e ao seu redor de abraçar atividades de fraternidade e solidariedade, construindo – e não destruindo – valores éticos, virtudes religiosas e vivências sóciopolíticas e econômicas e culturais que propiciem mais saúde pessoal e bem-estar coletivo a todos os integrantes da sociedade humana como tal.
Essa a importância da Formação Progressiva Continuada nas Escolas Fundamentais.
Esse o seu significado e seus objetivos.
Não tem nada a ver com aprovação automática.

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