segunda-feira, 12 de maio de 2008

A Pedagogia das Diferenças

Ensino Global
Aprendizagem Diferencial

Sistema Integrado de Ensino
Interativo e Aprendizag
em Compartilhada

Projeto
Escola do Futuro

A Relação Professor-Aluno e
suas aberrações comportamentais

Introdução

O Objetivo final deste trabalho de pesquisa é apresentar ao leitor um Novo Modelo de Escola – a Escola do Futuro – e seu universo pleno de novas tendências e possibilidades.
Que o leitor possa refletir e tomar uma atitude em relação a este tema.
Eis o nosso desejo sincero aqui e agora.
Boa leitura.

A) Problemas Educacionais e Soluções Pedagógicas
A Problemática Educacional real, histórica e atual

Monólogo x Diálogo
Professor e aluno, em sala-de-aula, no interior do colégio e fora da escola, sempre mantiveram, tradicionalmente, um relacionamento distante, monologal, solitário, isolado, individualizado, onde o professor, modelo de autoridade competente, ditava as regras, falava sozinho, dava as ordens, e o aluno, passivamente , escutava e obedecia. Esta a tradição histórica no Brasil e no mundo inteiro a respeito da prática pedagógica e da experiência educacional. Hoje, aqui e agora, na realidade escolar brasileira, mudou-se tal relacionamento, mantendo-se de ora em diante um ambiente dialogal, crítico e dialético, eustático e insofismático.

Fechamento x Abertura
Antes fechada, a relação professor-aluno abriu-se, superando os limites dos preconceitos e superstições, dos bloqueios mentais e da confusão irracional, das complicações ignorantes e dos abusos de autoridade, apresentando-se agora mais propiciadora de conhecimento, comprometendo-se com a boa ética, as boas idéias e os bons valores, cujas ações são equivalentes a um comportamento voltado para o bem e a paz.

Caos x Ordem
Desde então, uma nova ordem das coisas e dos seres, uma nova mentalidade cultural e educacional, uma nova prática pedagógica substituiu o monopólio burocrático e sistemático do sistema capitalista e socialista, da estrutura estatal e das grandes e pequenas empresas-escolas, fugindo deste caos político e econômico, ideológico e aberracional, apelando-se pois para a emergência social, a inclusão do trabalho, a soberania popular, a elevação sindical das lideranças e representantes das classes trabalhadoras, a filosofia do solidário sim mas solitário não, o compromisso humanista e natural com o povo trabalhador, a preferência pelos pobres e menos favorecidos, na tentativa justa e fraterna, de buscar melhores e maiores condições de vida, saúde e educação para todos.

Prisão x Liberdade
Encontrou-se assim um tempo, lugar e momento para as reivindicações sociais, os direitos trabalhistas, o aumento salarial, as melhores condições de trabalho, as novas ONGs – Organizações não-Governamentais, a multiplicação de sindicatos, o surgimento de novos líderes comunitários, o aparecimento de novos representantes da sociedade e suas instituições, as novas correntes filosóficas ligadas à educação, enfim, saiu-se da prisão anterior e chegou-se então à liberdade atual.

Escravidão x Libertação
O Regime outrora de escravidão, dentro da área pedagógica e educacional, deu lugar a uma nova filosofia de educação aberta, renovadora e libertadora cujo conteúdo aponta para novos tempos na sociedade brasileira e internacional, Deste modo, superou-se os obstáculos de antigamente e construiu-se uma nova escola, fundamentada na liberdade, crítica e dialética, orientadora segura dos bons caminhos da juventude, sobretudo agora com a propagação dos meios de comunicação social, o fenômeno da globalização, a consciência ambiental e ecológica e o desenvolvimento maravilhoso da Ciência Informática, da Robótica, dos Circuitos Integrados, da Nanotecnologia, da Inteligência Artificial e todas as demais tecnologias de hoje referentes ao rádio e à televisão, jornais e revistas, telefone celular, CDs e DVDs, a nova TV Digital, o Computador e a Internet, rede mundial de computadores.

Trevas x Luz
Parece que hoje realmente a luz brilhou no meio das trevas. Deus, o Senhor, de fato está presente e insistente em todos esses benefícios e maravilhas oferecidas à humanidade. Deus é mais Deus. O Homem é mais homem. E a mulher é mais mulher.

Tradição x Renovação
Admirável mundo novo, com suas novas tendências e possibilidades.
Formidável universo natural, com suas superações, ultrapassagens e transcendências.
Saudável cultura humana, com seu reflexo divino, genuino e cristalino.
Agradável natureza divina, que tudo criou e estabeleceu, ordenou e organizou, para a felicidade eterna de suas criaturas humanas, o homem e a mulher.
Favorável ambiente global e diferencial.
Louvável Criador, Autor da Vida.

As Soluções Pedagógicas necessárias

Informação
É preciso animar, motivar e incentivar nos estudantes a busca permanente da informação, através de jornais e revistas, rádio e televisão, e da internet, rede mundial de computadores, participando assim do cotidiano e da realidade diária dos acontecimentos do dia-a-dia, em suas áreas políticas e econômicas, sociais e culturais, aqui e agora, de acordo com seu tempo e lugar determinados, local, regional e global.

Formação Continuada e Atualizada
Deve-se propiciar aos professores e demais profissionais de educação a devida e necessária formação continuada e atualizada cujos frutos serão favoráveis e em benefício de todos.

Imunidade Pedagógica
A Criação de um Modelo Educacional exemplar, estável, constante e permanente, seguro e forte, imune de elementos estranhos e inimigos externos, crescendo, progredindo e evoluindo pedagogicamente, defendendo-se de adversários com seu universo fundamental de símbolos, idéias e valores, constitui-se hoje em uma necessidade existencial imprescindível, onde se possa viver bem e em paz, calmo e tranquilo, sem se ocupar ou preocupar-se com o mundo de maldade, violência e marginalidade que nos envolve. Tal círculo pedagógico imunológico é a garantia de segurança para as nossas vidas pessoais e sociais.

Clima Agradável e Ambiente Favorável
O Meio-ambiente escolar onde se desenvolve a educação deve possuir uma situação tal em que se respire agradável e favoravelmente o bom ensino e a boa aprendizagem, um clima de saúde e bem-estar pedagógico e educacional.

Integração, Compartilhamento, Interatividade e Interdisciplinaridade
Juntos e unidos, todos os membros ativos e permanentes do Sistema Educacional – alunos e alunas, professores, inspetores, coordenadores e diretores, funcionários e comunidade local ao redor da escola, devem trabalhar individual e coletivamente, construindo a fraternidade e a solidariedade, realizando atividades comuns a todos e cada um, exercitando o trabalho em equipe, com tarefas comunitárias constantes, eventos sociais, festas escolares e práticas que levem à comunhão e paricipação de todos, com a finalidade de se efetivar a paz global e diferencial.

Atividades Pedagógicas
Leitura, Redação, Debates e Pesquisas
Visando a ordem mental, a disciplina racional e a organização do conhecimento, a boa ética e a boa espiritualidade, além de contribuir para o aumento de conteúdo disciplinar, abertura de idéias e ideais, renovação do pensamento e evolução do saber artístico, científico, filosófico, histórico, moral e religioso, as atividades educacionais relacionadas à leitura, escrita, debate e pesquisa tornam-se fundamentais para o crescimento e desenvolvimento físico, da mente e do espírito, favorecendo a saúde e o bem-estar de estudantes e professores, bem como diretor, coordenadores e demais funcionários da instituição escolar, e igualmente da comunidade local residente e trabalhadora em torno da mesma.

Abertura a uma Nova Mentalidade Pedagógica
Proporcionar as condições indispensáveis que possam originar uma nova mentalidade pedagógica, responsável e de respeito, que assuma um compromisso teórico-prático com a boa educação – educação aberta, renovada e libertadora – cujas consequências resultem em progresso estudantil, qualificação dos profissionais da educação, aperfeiçoamento do currículo escolar, seu conteúdo, didática e avaliação, propiciando simultaneamente participação política, cidadania consciente, crescimento econômico e inclusão social, trabalhando sem cessar para um Brasil maior e melhor – eis certamente o objetivo final do movimento educador que se utiliza de suas ferramentas pedagógicas para obter de fato o bem social e a paz coletiva,

Renovação interna e externa
O Futuro da escola pública e privada brasileira deve passar por uma renovação interior de seu quadro funcional, estrutural e sistêmico, e igualmente por uma renovação exterior, através da melhoria de seu quadro físico e material, de sua infra-estrutura escolar e de suas aparências experienciais. Tal renovação preparará a Escola do Futuro que já se encontra presente no meio de nós de modo potencial e atual.

Libertação de preconceitos e superstições
O Movimento processual de abertura e renovação da escola brasileira e seu universo educacional e sua logística pedagógica necessita se libertar de preconceitos de ordem política, social e institucional, e de superstições, complicações irracionais e confusão mental que atingem seus agentes pedagógicos, o corpo escolar, o organismo educacional e os serviços, competências, categorias e habilidades cuja gestão se acha bloqueada por interesses aberrantes e divergentes, pondo-se intenções capitalistas e mecanismos ideológicos acima dos valores trabalhistas, sociais e educacionais.

Superação de limites
Urge trabalhar, esforçar-se e empenhar-se por superar os limites corporais, mentais e espirituais, burocráticos e sistemáticos que possam impedir o avanço, o progresso, o crescimento e o desenvolvimento de políticas educacionais articuladoras de melhores condições de vida escolar, evoluindo na obtenção da qualidade do ensino e de uma aprendizagem diferencial, individualizada e detalhada, sem desprezar é óbvio seu lado global, coletivo, integral, interativo e compartilhado.

Ultrapassagem de barreiras
Barreiras políticas e ideológicas, desviantes e aberrantes, antitéticas e divergentes, contrárias e contraditórias, precisam ser ultrapassadas com o objetivo final e intencional de manter o status quo da Escola do Futuro, garantindo sua fortaleza pedagógica e sua segurança educacional, ignorando de verdade, em nome de sua pureza e imunidade orgânica, sistêmica e corporativa, todos os obstáculos preconceituosos, as superstições mitológicas e seus adversários e inimigos estranhos a sua competência e alheios e contrários a sua filosofia de educação.

Transcendência de obstáculos
Esse processo aberto, renovador e libertador da educação brasileira deve se armar de instrumentos pedagógicos e de ferramentas gestoras e administrativas que possibilitem sua transcendência física, psicológica, material e espiritual com relação aos interesses e intenções político-ideológicas, sócio-econômicas e morais e religiosas, tendo em vista condicionar a criação de uma Escola Futurista e Progressista, Emergente e Saudável, Agradável e Favorável a novas tendências educacionais e novas possibilidades pedagógicas. Assim, a Escola do Futuro deve ser aberta a novas alternativas de valor.

Respeito às diferenças
Em sala-de-aula, o Professor, como Profissional da Educação, deve observar, compreender e respeitar as diferenças encontradas em todos e cada um dos alunos e alunas que dirige e lidera, tendo em vista alcançar bons e ótimos resultados em sua didática de ensino, apresentação do conteúdo disciplinar e avaliação permanente da aprendizagem conseguida.

Valorização de detalhes
No diálogo professor-aluno, os estudantes precisam ser entendidos quanto à possibilidade de desenvolverem seu próprio ponto-de-vista acerca da realidade que o envolve, sua visão pessoal de mundo e sociedade, seu olhar crítico e dialético, seu modo de considerar global e diferencialmente o cotidiano da vida.

Consideração de pequenas coisas
Todas as atividades pedagógicas, dentro e fora da escola, devem levar em conta o repertório cultural dos alunos e alunas: sua formação familiar, sua educação infantil, adolescente e adulta, suas informações diariamente adquiridas, suas idéias e ideais, suas tendências vocacionais, seus dons, carismas e talentos, seus valores de vida hierarquicamente constituidos, sua consciência moral e espiritual, seus princípios religiosos, sua saúde pessoal e seu comportamento social.

Compreensão do tempo certo e do momento atual
O Processo ensino-aprendizagem tem que ser observado em seu momento presente, real, cotidiano, onde se acha o tempo certo de agir, dando tempo ao tempo, quando então se deve intervir em favor de sua qualificação, aperfeiçoamento e satisfação total.

q) Mobilização Artística, Esportiva e Religiosa
Para uma maior qualidade de ensino e melhor formação cultural dos estudantes, urge desenvolver entre eles atividades de esporte e lazer, arte e religião, música e cinema, teatro e jogos, trabalhos de ciência e tecnologia, filosofia e história, oferecendo deste modo as condições necessárias para a criação de uma nova mentalidade política, social, econômica e cultural, onde encontrem de fato tempo e espaço para o exercício de sua cidadania, a prática de seus conhecimentos e a realização de seus sonhos e esperanças, de maneira realista, dentro do dia-a-dia da sociedade na qual estão inseridos.

Respeito Moral e Responsabilidade Social
Algumas funções da Escola do Futuro, o respeito moral – função ética – e a responsabilidade social – função política – são importantes fatores para aumentar a auto-estima e o alto-astral estudantil, bem como multiplicar o compromisso radical e fundamental que deve ter com a sociedade da qual faz parte. Isto eleva o otimismo, o positivismo e a esperança dos estudantes e profissionais da educação por dias melhores no país, destruindo-se assim a maldade, a violência, a exclusão, a divisão e a marginalização social, e construindo-se então a fraternidade e a solidariedade, o bem coletivo e a paz social. Este realismo existencial é na verdade uma graça de Deus.

Consciência Ambiental e Ecológica
Conscientizar-se do mundo natural e ambiental, ecológico, seu ecossistema e seus problemas reais e atuais, urgentes e emergentes, suas tendências e possibilidades, seus limites e obstáculos humanos e culturais, é verdadeiramente assumir um compromisso responsável com o presente e o futuro da humanidade. Este um novo e grande projeto da nova educação brasileira.

Saúde Mental, Corporal e Espiritual
Os frutos, resultados e consequências de uma Política e Logística Educacional orientada no sentido de privilegiar o estudante, respeitar a escola e valorizar o professor, e todos os demais profissionais da educação, se identificam certamente com o maior crescimento e progresso para a sociedade, e sua saúde pessoal e bem-estar coletivo. Desta forma vai-se construindo a sociedade do conhecimento e o país da ética, viabilizando a formação de uma humanidade mais pacífica, calma e tranquila, longe de distúrbios marginais e da maléfica e violenta cultura da morte.

Liberdade Responsável
Proporciona-se assim a criação feliz de uma liberdade responsável, comprometida com a emergência social, a evolução política, a estabilidade econômica e o desenvolvimento humano, sustentável, natural e cultural das sociedades hoje alicerçadas em uma filosofia de vida voltada para a fraternidade e a solidariedade, na qual todos possam progredir física, mental e espiritualmente.

Felicidade Individual e Coletiva
Em busca da felicidade, nos movimentamos socialmente, trabalhando em prol de um presente-futuro mais justo e humano para toda a humanidade. Neste sentido e com este objetivo, surge a Escola do Futuro, garantindo segurança e estabilidade, realizando um Projeto de Sociedade em que o Direito e a Justiça, a Verdade e a Liberdade, sejam os fundamentos radicais de sua perene felicidade.

Juizo e Bom-senso
Agindo com juizo e atuando com bom-senso, os representantes e lideranças da Escola do Futuro devem trabalhar desenvolvendo respeito e responsabilidade, saúde e bem-estar, liberdade e felicidade, o bem e a paz, estas aliás as metas ou objetivos finais da sociedade do conhecimento e do país da ética para cuja identidade contribui eficazmente a Escola do Futuro com sua globalidade inserida e sua estratégia e mecanismo das diferenças enraizados.

Fraternidade e Solidariedade
A Prática do Bem e a vivência da Paz produzem verdadeiramente atividades físicas e exercícios materiais e espirituais que resultam na boa fraternidade e na boa solidariedade. Para isto deseja encaminhar a todos a Progressiva Escola do Futuro, visto que ela é um processo permanente em construção, um movimento progressista, onde o progresso e o bem-estar pessoal e social são as duas alavancas do bem e da paz.

Visão Global e Diferencial
O que caracteriza de fato a Escola do Futuro é a sua visão globalizada do ensino e a sua visão diferenciada da aprendizagem. Seu olhar pedagógico observa a educação centrada no estudante e alicerçada no professor. Estes, professor e estudante, fugindo da tradição escolar, a partir de agora em diante devem interagir, compartilhar suas idéias, interesses e atividades, integrar-se, comprometendo-se politicamente, responsabilizando-se socialmente, dentro de uma filosofia educacional aberta e renovada, liberta e feliz, cujo fundamento radical sem dúvida é a Razão Suprema ou a Inteligência Superior que chamamos de Deus, o Senhor, o Criador, o Autor da Vida.

Amor a Deus, o Senhor
Estabelecer uma hierarquia de valores cujo pico mais alto seja Deus, o Senhor, em função do qual construimos nossa vida escolar e nossa vocação estudantil, oferendo assim para todos nós sentido de vida e razão de viver, felicidade sem fim e liberdade eterna – eis a finalidade principal da Escola do Futuro, sem a qual é impossível sair do nada e fugir do vazio que caracterizam atualmente a existência humana, aqui e agora, no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo inteiro.

Conclusão
Abrir-se ao Novo.
Renovar-se interior e exteriormente.
Libertar-se de preconceitos e superstições.
Assumir um compromisso responsável com a mudança, melhorando nossas relações sociais e educacionais, a partir de uma estratégia pedagógica que leve em conta um bom ensino e uma boa aprendizagem.
Foi o que vimos aqui.
Então, conscientize-se desta realidade e movimente-se construindo entre nós o bem e a paz e destruindo de fato o mal e a violência que estão dentro de você.
Esse é um bom caminho.
Que Deus, o Senhor, lhe ajude e abençôe.

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