quinta-feira, 15 de maio de 2008

Globalização

Mundo Globalizado

1. Conceito de Globalização

Movimento articulador de unidades moleculares, visando a integração absoluta das partes com o seu todo.
Processamento celular ou molecular onde se caminha a curto, médio e longo prazos para uma completa totalização e generalização das partes relativas ao seu todo.
Cozinhamento singular, particular e geral, em que, passo-a-passo, as partes se integram, totalizam e generalizam em referência ao todo.
Caminhada, rápida ou lenta, de transformação das partes em um todo, a partir da locomoção de células, moléculas ou partículas integradas, tendo em vista constituir um campo universal de discurso.

2 . Globalização
A Explosão do Conhecimento

Observamos atualmente no mundo inteiro uma verdadeira Revolução do Conhecimento, que explodiu causando maior bem-estar às pessoas e melhor qualidade de saúde, trabalho e educação a todas as sociedades humanas locais, regionais e globais, proporcionando igualmente uma mais elevada consciência política, compromisso social, cultural e ambiental, aumento qualificativo do nível econômico e financeiro das populações mundiais tanto na Europa e América como também na Ásia, África e Oceania.
Os Povos e Nações do Globo Terrestre parecem crescer na sua conscientização maior e melhor dos problemas e dificuldades de suas regiões e na busca de respostas e soluções para estas contrariedades e controvérsias históricas, temporais, reais e atuais.
Sua conscientização maior e melhor favorece sua renovação interior e sua libertação exterior, viabilizando para suas comunidades, grupos e indivíduos de suas coletividades grande evolução material e espiritual, enorme desenvolvimento político, social e econômico, elevado progresso biológico, psicológico e sociológico, crescendo na prática do bem e na vivência da paz, na construção da vida e na criação do amor.
Homens e mulheres abrem-se a novas possibilidades, seguem tendências alternativas em seus caminhos e optam por estradas renovadoras de suas escolhas e libertadoras de sua liberdade feliz.
Globalizada, a humanidade se aproxima mais de Deus, o Senhor, seu Criador, Autor da Vida.
Globalizante, ela junta-se e se une aos seus semelhantes, aos pobres e menos favorecidos, trabalhando na sua emergência social, na sua emancipação política e na sua sustentabilidade econômica, comprometendo-se responsavel e respeitosamente com as novas atividades naturais, culturais e ambientais, destruindo as tentativas de guerra, maldade e violência, e praticando a fraternidade, a solidariedade e a generosidade.
Globalizadora, ela abraça a todos e cada um com otimismo e positivismo, com auto-estima e alto-astral, animando os pobres, motivando os sofredores e incentivando os trabalhadores na busca de melhores condições e relações de vida, saúde, trabalho e educação para todos.
Esta a Sociedade do Conhecimento.

3. Por um novo Modelo de Ciência

Parece-nos impossível o modo como se faz ciência hoje em dia, difícil de se suportar quando a experiência real, atual e histórica da prática cotidiana está a exigir um novo Modelo Científico aberto, renovado e liberto de seus próprios mitos, preconceitos e superstições cujos obstáculos mentais bloqueiam o verdadeiro trabalho, esforço e empenho científico de acordo com sua realidade hipotética, experimental, indutiva e dedutiva, intuicional, intencional, objetiva, metódica, sistemática, estrutural, metodológica, reflexiva, racional, real e atual.
Observamos que o novo Modelo Científico a se buscar deve basear-se em princípios relacionados substancialmente com:
O Conhecimento verdadeiramente possível
O Discernimento realmente global e diferencial
A Orientação moral e ética
A Luz da espiritualidade vivencial
A partir destes 4 princípios fundamentais podemos construir um novo estatuto ou paradigma de Ciência cujo Modelo possa se orientar conforme o seguinte caminho estratégico:
a) a Ciência das tendências
b) a Ciência das possibilidades
c) a Ciência das probabilidades
d) a Ciência das viabilidades
e) a Ciência das previsibilidades
f) a Ciência do futuro ou do amanhã
Pois então o Modelo Científico proposto aqui e agora por nós deve sair radicalnebte e fugir determinadamente da dependência apenas da matéria, de suas circunstâncias físicas e sensíveis, de sua situação somente temporal e espacial, de seus condicionamentos históricos, de tempo e lugar, de suas relações e relacionamentos condicionados local, regional e globalmente.
Desejamos que a Nova Ciência supere os limites do tempo e da história, ultrapasse a realidade do corpo material e transcenda as fronteiras da morte, do apego à matéria isolada e suas dimensões físicas, sensíveis e experienciais.
Seguindo os mesmos critérios científicos tradicionais, vistos acima, abrir-se desde agora a uma nova mentalidade cultural, com olhar acima dos limites dos preconceitos, tendo assim uma visão da realidade mais apurada, lógica, clara, lúcida, evidente e luminosa, capaz de buscar o bem e a paz, abraçar o amor e a vida, beijar a verdade, o direito e a justiça, em benefício de todos e cada um dos agentes sociais, políticos e econômicos, ou membros, participantes e comungantes destas sociedades humanas inseridas neste mundo em que vivemos.
Buscamos uma Ciência comprometida, respeitosa e responsável.
Queremos uma Nova Ciência que deixe Deus existir!

4. As condições de possibilidade do conhecimento verdadeiramente possível

A obtenção do conhecimento é resultado de atividades desenvolvidas pelo pensamento que, auxiliado pelo discernimento, seleciona o conteúdo essencial que se transformará em repertório cultural, conhecimento quantitativo e qualitativo, globalizado e diferenciado, racional e real, inteligível e experimental, mental e social, intencional e espiritual.
Esse conteúdo de conhecimento, como disse, precisa ser selecionado, adquirido diferencialmente ainda que se mantenha sua visão globalizada, construido portanto ao lado da capacidade intelectual do ser humano de saber fazer a diferença devida entre o que pode ou não ser conhecido, optando pois por material substancial no qual se privilegie o bom, certo e melhor conteúdo cultural, ignorando-se de fato idéias aberrantes e desviantes, alienadas e preconceituosas, corrompidas e supersticiosas, trabalhando deste modo a nossa racionalidade pensante e discernente de forma a se produzir, obter ou adquirir conteúdos essenciais de conhecimento identificados com o bom comportamento moral e ético de seus agentes educacionais e comprometendo-se ao mesmo tempo com respeito e responsabilidade com uma espiritualidade virtuosa cujas atividades, operações e exercícios reais, racionais, conscientes e experimentais colaborem verdadeiramente para uma sociedade presente e futura mais fraterna e solidária, globalmente organizada, racionalmente ordenada e eticamente disciplinada.

5. Por uma Nova Mentalidade Cultural

Abrir-se ao Novo, renovar as mentalidades e libertar-se de preconceitos e superstições, criando liberdade com responsabilidade, respeito pessoal e interpessoal, compromisso social, cultural e ambiental, política consciente com cidadania séria e responsável, prosperidade no trabalho construtor de novas tendências e possibilidades, superação de limites naturais e obstáculos culturais, transcendência de limitações de tempo e espaço, respeito às diferenças, compreensão de detalhes e valorização das boas e pequenas coisas, progresso material e espiritual, evolução de corporeidades, mentalidades e espiritualidades, crescimento de oportunidades e alternativas de trabalho estável, qualidade de saúde e bom desempenho na educação, desenvolvimento sustentável onde o presente garanta um futuro promissor, respeitável e admirável, compromisso com o bem-comum da sociedade e o bem-estar de indivíduos e pessoas, grupos de trabalho, associação de trabalhadores e comunidade de moradores, sociedades desenvolvidas e coletividades emergentes e em desenvolvimento.
Urge criar a novidade permanente na rua, no trabalho, na família, no cotidiano da nossa vida, no dia-a-dia da sociedade, na realidade concreta da experiência diária.
Abertura, renovação e libertação são o caminho certo para uma sociedade livre e feliz no presente e no futuro da humanidade neste mundo em que vivemos cultura do bem e da paz se façam presentes.

6) Educação Libertadora

Libertar-se de quê ? Libertar-se de prisões... Prisões preconceituosas, supersticiosas, ideológicas, epistemológicas. Libertar-se de bloqueios mentais. Libertar-se de irracionalidades, mitos(crenças), prisões imaginárias. Libertar-se, renovar-se, abrir-se ao conhecimento. Educar para o conhecimento. Conhecer a verdade possível. Educar para a liberdade. Libertar-se das prisões irracionais. Educar para a responsabilidade.Responsabilizar-se pessoal e socialmente. Educar para o respeito. Respeito a Deus, a si e aos outros. AEducação libertadora visa: a)conhecer a verdade b) libertar-se de prisões c) Respeitar. Educar o corpo, a mente e o espírito. Objetivos principais da Educação libertadora: a) libertar-se de prisões corporais, mentais e espirituais b) conhecer a verdade possível c) Responsabilizar-se pessoal e socialmente d) Respeitar a Deus, a si e aos outros.Ensinar o conhecimento, ensinar a verdade, ensinar a liberdade, ensinar a responsabilidade, ensinar o respeito. Esta é a base fundamental da Educação libertadora. O resto é conseqüência. Libertar-se, renovar-se, abrir-se à liberdade feliz.

7. Pensar e Conhecer
A Imaginação Criadora
Um Complexo de possibilidades

Quando a Imaginação se une ao pensamento e ao conhecimento verdadeiramente possível, um complexo de possibilidades se cria, se articula e se desenvolve produzindo novos conteúdos de conhecimento, novas metodologias de pensar e refletir, novas maneiras de criar e imaginar o que possa ser a realidade.
A Experiência real cotidiana é um fluxo fértil de conhecimentos que o pensamento reflexivo em união com sua capacidade criadora e criativa imagina elaborar, propiciando saúde mental e bem-estar racional e real, melhores condições de vida, trabalho, saúde e educação, o que resulta de fato em uma sociedade bem desenvolvida do ponto de vista ético, material e espiritual.
Com efeito, viabilizam-se deste modo a política do bem-comum social e coletivo, a economia do sucesso e da prosperidade, a sociedade da saúde pessoal e bem-estar popular e comunitário, a cultura do bem e da paz, do amor e da vida, a ética do respeito e da responsabilidade, o desejo real da liberdade e da felicidade, a prática da boa consciência, do juizo e bom-senso, o desenvolvimento da fraternidade e da solidariedade, a evolução da matéria e do espírito, o progresso fisico, mental e espiritual.
Tal complexo de possibilidades pois é consequência do esforço, empenho e trabalho interativo, integrado e compartilhado exercidos ao mesmo tempo pela boa imaginação, o bom pensamento e o bom conhecimento.
A partir de então, bons resultados se alcançam, novas oportunidades se abrem, outras alternativas se revelam.
A Humanidade pode assim crescer, progredir, evoluir e se desenvolver bem e para melhor, oferecendo a todos e a cada um dos humanos boa qualidade de vida, ótimo estado de saúde individual e coletiva, excelente desempenho social, político e econômico, e perfeito condicionamento biológico, psicológico e sociológico.

8. Preconceitos mentais e
Superstições religiosas
Obstáculos ao Conhecimento
Barreiras Educacionais

A Boa Educação exige abertura ao diálogo, que destrói os preconceitos; renovação interior, que supera a ignorância; e libertação ideológica, que vence as superstições.
Educar bem significa desenvolver o conhecimento, favorecer a ética e possibilitar a evolução espiritual dos esrudantes.
Seguindo tal Trilogia Pedagógica - ética, conhecimento e espiritualidade – observa-se no processo educacional um perfeito crescimento físico e mental por parte dos estudantes, uma maior conscientização de seu papel social, político e econômico dentro da sociedade, um melhor progresso na obtenção do conteúdo disciplinar e seu aproveitamento didático, desenvolvendo assim atividades artísticas, esportivas e recreativas capazes de fazê-los evoluir vocacional e profissionalmente, qualificando-os na produção de pensamentos e conhecimentos, aumentando sua auto-estima, elevando seu astral, reabrindo seus talentos e carismas específicos, renovando sua vida interior e exterior e revolucionando suas práticas sociais e suas vivências existenciais, ajudando então no desenvolvimento real, natural e racional do ambiente social em que estão inseridos.
Superar limites, ultrapassar barreiras e transcender obstáculos bloqueadores da evolução pedagógica e do desenvolvimento educacional devem ser os objetivos finais da boa prática de ensino-aprendizagem para a qual contribuem eficazmente o exercício interativo dos alunos e alunas, sua cooperação mútua, sua colaboração compartilhada, a integração de atividades estudantis, seu exercício animador, motivador e incentivador do bom relacionamento entre os membros mobilizadores das operações escolares, tais como estudantes, professores, inspetores, coordenadores, diretor, funcionários da escola e a comunidade local de moradores e trabalhadores ao redor da mesma escola.
Esta é a Educação Libertadora que todos nós desejamos realizadora da Escola do Futuro cujas características podem ser observadas na articulação desta mesma Pedagogia da Liberdade.

9) O Processo de Formação
da Consciência Pensante

O Movimento de construção da consciência que pensa é realizado por 6 momentos, descritos a seguir: a) Consciência ingênua: é a consciência original, ainda carregada de preconceitos e superstições, confusão mental, cheia de bloqueios e obstáculos ao conhecimento. b) Consciência crítica: é a consciência problemática, cheia de perguntas, que passa por etapas de questionamento e interrogações. c) Consciência dialética: é a consciência antitética, que percorre o seu caminho através de contrários e contradições, construindo assim novas idéias, novas teorias e novas ideologias. TESE > ANTÍTESE > SÍNTESE d) Consciência Insofismática: é a consciência certa, autêntica e verdadeira, que, ao construir o conhecimento, rejeita erros, dúvidas e incertezas, mostrando-se fiel ao conhecimento da verdade. e) Consciência Eustática: é a consciência fundamental, que, em seu caminho, busca não só a verdade, como também, e mais ainda, o fundamento da verdade. f) Consciência Nua: é a consciência global, total, integral, sem roupas, ou seja, sem bloqueios e obstáculos, sem preconceitos e superstições, sem barreiras ao conhecimento verdadeiramente possível. Tal processo de formação da consciência pensante acontece na Arte, Ciência, Filosofia, História, Moral e Religião. Na Arte (Desenho, Música, Literatura, Pintura, Escultura e Arquitetura). Na Ciência ( Astronomia, Matemática, Física, Química, Biologia e Informática ). Na Filosofia (Lógica, Ontologia/Metafísica, Ética, Estética, Epistemologia, Axiologia, Fenomenologia e Hermenêutica). Na História (Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea). Na Moral (verdade, liberdade, felicidade, bondade, justiça, direito, respeito e responsabilidade). Na Religião ( Deus, o Senhor, oração, adoração, fé, obras, transcendência, imortalidade, eternidade, silêncio e testemunho ).

Nenhum comentário: