sábado, 10 de março de 2012

Anoiteceu

Podem me chamar de Noite

1

No dia a dia da vida cotidiana, prefiro as contradições de uma realidade turbulenta do que as luzes mais claras do amanhecer de um sol de verão, porque a dialética move as pessoas, as contrariedades movimentam a sociedade e as adversidades mobilizam os homens e as mulheres em busca de melhores soluções para seus problemas, boas respostas para suas tantas perguntas, resoluções mais razoáveis para suas imensas interrogações e grande número de questões. Prefiro a Noite. Gosto das trevas de uma madrugada sombria onde consigo ordenar o caos da minha consciência, disciplinar meus hábitos, costumes e atitudes e organizar minhas idéias e conhecimentos quase que perdidos dentro de mim. Adoro as trevas que me trazem a luz do dia, as estrelas da noite e o farol mais brilhante do interior dos mares condutor de barcos e navios e seus passageiros em meio a oceanos violentos de ondas agressivas e marés altas e baixas. Aprecio a escuridão. Porque nela sei que a luz vai surgir a qualquer momento e uma lâmpada se acenderá para dirigir meus passos e guiar minhas ações. Na Noite, encontro o sol da minha vida apesar da obscuridade da madrugada e das trevas de um anoitecer sem lua nem estrelas. Na Noite, acordo para viver o dia que amanhece com mais força e intensidade, com mais luz e energia. Dentro da Noite, encontro a Deus, a Luz da minha vida. Por isso gosto do Anoitecer. Pois sei que Alguém vai iluminar meus problemas, responder minhas dificuldades e resolver meus conflitos internos e externos. Com a Noite, cresço e evoluo mentalmente, meu corpo fica mais saudável e minha alma tem vontade de viver com mais tesão e vontade de progredir na vida de todos os dias, noites e madrugadas, dentro de cada hora, minuto e segundo. Na Noite, sou mais eu. Gosto de viver antecipadamente o dia que vem surgindo. Então planejo a vida, programo meu dia e passo a viver com mais luz, força e alegria. Fico mais otimista. Mantenho o equilíbrio e o bom-senso. Sou mais jovem espiritualmente. Então, Deus acontece na minha vida. Fico mais humano e divino. Ora, quando as trevas tomam conta de mim, e no convívio com os problemas diários e noturnos encontro a felicidade que busco e a paz que eu procuro, então me vem a tranquilidade de uma vida que não foge de seus conflitos internos e externos, mas que encontra a calma interna em meio a essas dificuldades e contradições do cotidiano, tem repouso espiritual diante das aberrações da mente e dos desvios de conduta, recebe descanso psicológico, familiar e social quando perante as turbulências da realidade e a violência urbana e rural acha tempo e espaço para ser feliz, fruto de uma liberdade equilibrada e sensata, otimista com a vida e alegre com as pessoas, sempre sorrindo para aliviar as tristezas e amarguras da sociedade, e caminhar aspirando por saúde física e mental e bem-estar material e espiritual. Na Noite, em meio à obscuridade da madrugada, no silêncio das trevas e no vazio de quem dorme sem cessar, penetro minha interioridade e me deparo com Deus, razão da minha Noite, Luz das minhas trevas e lâmpada sempre acesa a dirigir meus comportamentos, a guiar minhas atitudes e levar adiante minha ações de bem com a vida e em paz com a minha consciência. De fato, é na guerra que encontro a paz, nos conflitos acho a tranquilidade e nas contradições e angústias consigo reencontrar a calma da alma e o repouso do espírito. Sim, o segredo não é fugir dos problemas, todavia saber conviver com eles, e neles encontrar a paz procurada. Então, identifico na Noite das minhas dificuldades e nas trevas das minhas contradições e conflitos, o sentido da minha vida e a razão da minha existência. Na Noite, encontro a luz, e o sol se antecipa para nascer de madrugada, dentro da escuridão que aponta para as estrelas do céu, nossos guias pela estrada da vida. Sou a Noite. Na Noite, achei Deus.

2

Ao se produzirem as guerras cotidianas, os conflitos de consciência, as contradições da realidade e as dificuldades internas e externas, e os transtornos invadirem a minha alma e se ver cheio de distúrbios o meu espírito, então anoiteço, a luz me vem de madrugada, quando o Sol acorda mais cedo, iluminando minha inteligência com pensamentos saudáveis e idéias agradáveis, transformando minha obscuridade em um farol de lâmpadas acesas onde vislumbro o oceano de luz que invade o meu ser, fazendo brilhar minha Noite sem estrelas, quando então mergulho na paz do meu espírito e na tranquilidade da minha alma, mantenho o equilíbrio e o otimismo necessários para viver bem a vida que logo vai amanhecer. Ora, meu dia se esclarece e dissipa a escuridão do medo, pânico e aflição, que entortam meus afazeres, adoecem minhas atividades, prejudicam minhas ações e transtornam minhas atitudes. Busco então o Sol que se antecipa à manhã e descubro um novo mundo de possibilidades, de diferentes alternativas e de outras oportunidades identificadas com a saúde e o bem-estar que colorem a minha mente e o meu corpo, enriquecem minha alma e o espírito, embelezam a minha vida de grandezas incomparáveis frutos de uma natureza boa e de um universo amigo, criados por Deus. Então minha Noite se faz luz.

3

Ao se fazer obscuridade em minha vida de cada dia e toda noite, então os conflitos se fazem presente interna e externamente, vivo a contradição em pessoa, minha consciência fica escura e anoitece o meu viver, sofrendo as consequências de uma sociedade violenta, de gente agressiva em meu entorno, chocando-me pois com um cotidiano transtornado onde os distúrbios da mente entram em briga com as indefinições de um comportamento triste, aflito e angustiado, com medo de tudo e de todos, em pânico porque a razão padece de contrariedades diversas e adversidades variadas, em luta contra si mesma, buscando tempo e espaço para viver e existir, à procura da luz e da paz interior que possa lhe devolver a calma da alma e do corpo e a tranquilidade da inteligência e do espírito. Ora, o sofrimento grita sem parar, a dor parece não acabar, a cruz é quem manda em nossas atitudes, e a nossa realidade se faz um calvário vivo e real, em que nos penitenciamos todos os dias com sacrifícios inteiros, empenhos de toda espécie e esforços por levar uma experiência de vida equilibrada em que o bom-senso seja a regra da vida pessoal e coletiva e o otimismo o caminho para o sucesso e a estrada de prosperidade para quem faz da família, da rua e do trabalho seus meios de felicidade, a partir de uma liberdade feita de escolhas e alternativas novas e diferentes, princípios de uma vida de estabilidade, tranquilidade e sustentabilidade. Eis que nessa Noite clara como a luz tudo se aquece e se vitaliza e todos se aproximam de nós para nos desejar um bom dia cheio de felicidade. É quando o dia amanhece e a Noite nos abandona para que o Sol não mais nos ignore e nos faça alguém nesta vida. Então nos tornamos vida e luz.

4

Mergulhados em um cotidiano violento onde as pessoas sofrem a patologia de distúrbios físicos, mentais e emocionais, e transtornos materiais e espirituais, e as contradições da vida real são constantes, e transitórias e descartáveis se fazem as atividades humanas e ações e atitudes de grupos e indivíduos, configura-se então o estado de uma experiência chamada Noite, vazia de sentido e de significado ôco, pois seus conteúdos revelam a obscuridade das consciências, o apagão das mentes desavisadas e a escuridão de um dia a dia sem significado algum porque se hoje alguém casa com uma mulher, daqui a uma semana já estão separados, e ambos procuram um outro modelo de relacionamento mais tarde; no emprego, as pessoas são mandadas embora pelo patrão para depois de um mês já estarem trabalhando em outra empresa, comércio ou indústria. É a cultura do descartável que atinge a política e a economia, a vida social e a cultura do povo, a ética e a espiritualidade de muitos sem princípios permanentes e carentes de valores absolutos. Reina pois o provisório, a inconstância comportamental, a fragilidade das religiões e a mentalidade identificada com ideais e pensamentos sem raizes fundamentais. Formata-se assim a Noite da humanidade. Todos buscam uma saida. Alguns se apoiam em ídolos, ideologias ou mitos da arte, do cinema e da televisão. O Mundo parece vazio. Anoiteceu nas sociedades modernas. O Sol não nasce mais. O Universo parou. A Vida se apagou. Todavia todos se movimentam à procura de uma resposta às suas indagações. Buscam sentido para a vida. E querem se segurar em um Deus qualquer que lhes dê tranquilidade e garantia de uma vida segura. É a experiência de quem está na Noite sem trevas porque uma luz brilha no final do túnel. A Noite ainda pode se fazer luz.

5

Escurece em nossa vida quando nos sentimos desanimados com a existência, ou cabisbaixos preferimos nos isolar das pessoas e viver na solidão, ou praticamos atos de egoísmo nos entristecendo ao ver as coisas boas da vida e não podermos compartilhar de seu conteúdo rico de bondade e da beleza de Deus, ou ao sofrermos com o medo da violência na cidade e a constante briga e conflito na família, ou ao discutirmos com o chefe ou o patrão no emprego e sairmos dali aborrecidos e reclamando de uma realidade que não nos ajuda nem colabora conosco, ou ao fugirmos dos compromissos e responsabilidades, ou não termos respeito com os outros nem conosco mesmo. E assim anoitece em nosso cotidiano. Então, buscamos soluções e respostas para tantas perguntas e interrogações, desejando ansiosamente a nossa paz interior e uma vida de tranquilidade mental, emocional e espiritual. Procuramos calma, iluminadora de nossas noites de desespero, aflição e loucura. Queremos repouso e descansar nossos corpos e almas depois de um dia de turbulência no trabalho, dificuldades na rua e discussões na família. E ora pois Deus acontece. Alguém nos ilumina e algo nos fortalece. Tudo amanhece portanto em nosso fim de madrugada existencial. O Sol nasce mais uma vez em nossa vida diurna. Sim, Deus nos apareceu.

6

As contradições da vida, as turbulências do tempo e da história e a violência dos campos e cidades, fazem adoecer e anoitecer as nossas sociedades, transtornadas pela falta de opções psicológicas e sem caminhos ideológicos que possam lhes causar saúde física e mental, e bem-estar material e espiritual, iluminando assim seus dias de inverno e obscuridade e fazendo brilhar estrelas de luz capazes de dissipar nossas trevas interiores e nosso mundo de exterioridades bastante patológico carente de alternativas de bem-viver e bem conviver socialmente. Sim, precisamos sempre de um farol no fim do túnel. Desse modo fugiremos das noites sem chão e sem fundamentos, das madrugadas sem portas nem janelas, e de um universo sem possibilidades onde tudo se fecha e se obstrui diante de nós. Assim é a nossa realidade cotidiana. Feita de luzes e escuridões, dias de paz e noites sem tranquilidade. É preciso inteligência para bem discernir os momentos de estrelas luminosas e os instantes sem princípios orientadores das nossas vivências sem raizes do bem e sem as bases da paz. Urge então ter paciência, medir os nossos passos e seguir a estrada dos bons valores da consciência em que a liberdade se torna propícia às nossas ótimas atitudes perante a vida e fazendo-nos realizar ações e atividades em prol do bem alheio, carregadas de fraternidade e solidariedade. Somente desta maneira podemos fugir da noite e mergulhar e nadar em dias de Deus, luminosos e fortalecedores de nossa caminhada terrena e eterna. Então, nossas noites se tornam luz. Deus é glorificado.

7

Quando a Noite me vem parece que mergulho no túnel da vida certo de que ao final o dia amanhecerá cheio de luz, a luz do Sol a dirigir nossos passos e caminhos, a nos guiar pela estrada do cotidiano, a nos orientar para bem vivermos a realidade dentro e fora de nós. Nessa Noite, os pássaros cantam para enamorar as rosas de perfumes agradáveis. Os rios seguem para o mar avistando ao longe o oceano da eternidade para onde caminhamos pelas estradas do dia a dia. As baleias chegam perto das praias e avistam os elefantes para realizar dali uma paquera saudável. Sim, a nossa Noite é luminosa. Apesar dos contrários da existência, o Sol ainda nasce e a luz continua a brilhar nos faróis que guiam os navios pelo Atlântico e nas estrelas que acendem de brilho a lâmpada da madrugada. De fato, nossas Noites têm luz. Mesmo diante das contradições do tempo e as adversidades de uma sociedade violenta e turbulenta, ainda podemos respirar os ventos macios que sopram no início de todas as manhãs e ficar tranquilos, seguros e estáveis porque Deus existe e nos ajuda a percorrer com segurança as madrugadas da existência. Que bom saber que a Noite nos aponta sempre uma luz. Que bom ter a consciência de que no final do túnel uma claridade irá existir. Por isso, não tenhamos medo da Noite. A Noite nos traz estrelas que brilham e faróis que nos guiam pelos mares da vida. Tenhamos uma Noite de luz. Deus aí está.

8

Turbulências, violência urbana e rural, confusão mental, complicações irracionais, distúrbios emocionais, transtornos físicos e materiais, vazios do espírito, enfim, toda sorte de conflitos internos, problemas espirituais e dificuldades na família e no trabalho, tudo isso faz anoitecer a nossa vida de cada hora, minuto e segundo, como se o nosso cotidiano adoecesse, sofresse de enfermidades crônicas ou agudas, ou mergulhasse em moléstias como epidemias sem cura ou endemias de difícil solução. Nesse momento, urge ser paciente, manter a tranquilidade, usar o bom-senso, ter equilíbrio, e com um pingo de otimismo e uma gota de alegria, se reanimar, cultivar novamente o entusiasmo pela vida, e empreender um ritmo inovador, enchendo de auto-estima e bom astral nossas atitudes de todo instante, dando outra vez um sorriso para as pessoas, abraçando uma vida de fé em Deus, Senhor que nos motiva a alma e incentiva o nosso corpo para novas e diferentes emoções e alegrias. Assim a vida se renova e se liberta das prisões de uma existência doentia, em que a Noite parece tomar conta de nosso ser, pensar e existir. Um pouco de fé nessa hora nos ajuda muito. E vem o dia e o Sol volta a brilhar outra vez em nosso dia a dia. A Noite sempre nos traz uma luz.

9

Quando se faz Noite a minha vida, as soluções para meus problemas vêm mais rápido, com maior luminosidade, com mais esclarecimento de conteúdo, o que me faz fazer a diferença entre as coisas com maior luz, idéias claras e distintas, lucidez da inteligência e abertura da racionalidade, e a consciência se vê mais lúcida para entender as dificuldades surgidas e os conflitos gerados por discordâncias cotidianas ou divergências familiares ou no trabalho. De fato, ao anoitecer parece que a luz é mais forte, as estrelas brilham mais, os faróis da vida se acendem com maior força e energia, clarificando a razão ainda envolta por transtornos físicos e mentais e distúrbios materiais e espirituais. Então, surge uma luz sempre no final do túnel. A Estrada pode estar bloqueada pelas dúvidas e incertezas da existência, ou o nada e o vazio do espírito formarem barreiras para nossa psicologia e espiritualidade, ou o ceticismo dos fatos e o relativismo dos acontecimentos nos impedirem de avançar mais adiante, ou interromper o nosso progresso da consciência e da liberdade, mesmo assim é certo de que uma estrela vai nascer em nosso intelecto e clarear nossos passos incertos e vacilantes, e ajudar-nos a percorrer com segurança, tranquilidade e estabilidade o caminho a ser trilhado com princípios permanentes e valores constantes, garantidores de uma boa e excelente orientação para a vida de cada dia, noite e madrugada. De Noite, as luzes se acendem mais enérgicas, firmes e fortes condicionando nossa ótima interpretação das coisas, e nos favorecendo positivamente ao nos dar as respostas que precisamos para tantas interrogações. Assim crescemos existencialmente. Evoluimos espiritualmente. E nossa Noite fica clara como o dia

10

Essa experiência de obscuridades, de problemas e dificuldades que se acumulam ao longo do dia, de conflitos internos e aberrações psicológicas, de desvios de conduta e de comportamentos ideologicamente transtornados, de brigas e confusões na família, de instabilidades no trabalho e emprego, de inquietudes e indefições na rua e no dia a dia, talvez seja um momento de crescimento existencial e de evolução espiritual, a nos empurrar para a frente e o alto, descobrindo-nos como pessoas humanas desejosas de equilíbrio na vida, bom-senso nas coisas, otimismo nos relacionamentos e firmeza nas atitudes, o que nos possibilitará saúde e bem-estar, alegria e felicidade, desde que nossos princípios morais e valores do espírito sustentem nossas inconstâncias e garantam nossa boa orientação na vida, certamente luz para a nossa Noite ainda sem estrelas ou sem a lâmpada necessária para conduzir nossos passos e diretrizes de caminhada cotidiana. Então quem sabe nossa Noite seja uma claridade iluminando e fortalecendo nossa estrada de vida, dirigindo nossas vias de acesso a uma realidade de tranquilidade e repouso físico e mental, material e espiritual. Sim, às vezes as doenças e os distúrbios de consciência, a falta de liberdade e a ausência de boas atitudes são o caminho para o encontro com a luz de Deus a guiar nossa vida para condições melhores de existência. Por isso, não se perturbe com a Noite pois ela pode se tornar um farol luminoso de ótimos dias que vêm pela frente. Ao anoitecer na sua vida, não se esqueça de que uma luz vai brilhar, e o Sol depois da madrugada amanhecerá cheio de luz e bons ventos de caminhada, com mais ânimo para viver, mais alegria para existir, e um sorriso agradável capaz de manifestar a todos que sua escuridão foi passageira e que agora o reflexo solar tomou conta da sua vida. E eis que Deus vem morar com você.

Nenhum comentário: