sábado, 20 de fevereiro de 2010

O Criador de Amigos

Joaquim
O Criador de Amigos

Joaquim Sampaio Vieira da Costa, 28 anos, Carioca, Psicoterapeuta, Professor de Psicologia na UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro – é um Criador de Amigos.

1) No bairro de Bangu
Chegando ao Bairro de Bangu, no Rio de Janeiro, seu local de trabalho, se encontrou na rua com um grupo de amigos, e disse: “Na vida, é preciso ter paciência. A Paciência é a mãe das virtudes. Com ela, tudo é possível nesta vida”.

2) No Jornaleiro
A seguir, entrou no Jornaleiro, para comprar o jornal “O Dia”, e neste leu a seguinte mensagem diária: “Na vida, seja sempre responsável e mantenha sempre o devido respeito a si, aos outros e a Deus em primeiro lugar”.

3) No Botequim
Depois, viu um botequim a sua frente, e foi então tomar uma água e um cafezinho. Lá, um companheiro, antigo amigo seu, falou-lhe: “Joaquim, você vive criando amigos”.

4) Na Padaria
Mais tarde, ali mesmo em Bangu, dirigiu-se a uma padaria do local, a fim de comer um sonho, comprar uns pães e um litro de leite, visando o lanche da tarde. O Padeiro indagou-lhe: “Joaquim, tenha sempre equilíbrio, juizo e bom-senso neste mundo em que vivemos. Este é o segredo do sucesso e a chave da felicidade”.

5)Na Farmácia
O Farmacêutico, assim que avistou Joaquim, foi lhe explicando, em uma frase só: “Respeito caminha com felicidade, e liberdade caminha com responsabilidade”.


6)Na Papelaria
Ao chegar à Papelaria, onde compraria caneta e caderno para suas atividades trabalhistas, encontrou um novo amigo, que deu-lhe a seguinte explicação: “Amigo, hoje, domingo, é dia do Senhor. Você hoje já falou com seu Amigo Divino, seu melhor e maior Amigo, o Amigo dos amigos ? Sim nunca é tarde para ser feliz”.

7)Na Loteria Esportiva
Um pouco mais tarde, chegando quase à noite, foi fazer um jogo na Loteca, quando então um outro amigo seu, perguntou-lhe: “Quinzinho, ser otimista e pensar sempre positivo, é uma boa ? Acredito que sim. Embora o mundo seja triste, vale sempre a pena dar um sorriso para as pessoas. Isso anima e alegra a vida. A vida fica mais feliz e mais contente.

8)Nos Correios
Antes de anoitecer, Joaquim foi colocar 2 cartas no Correio, e lá leu a seguinte mensagem escrita no quadro de avisos:” Sua saúde pessoal é importante. Mas procure também o bem-estar dos outros. Glorifique a Deus, o Senhor, pelos amigos que você tem, a começar pela sua família”.

9)Na Família
Em casa, ao chegar do trabalho, Joaquim ouviu de seu pai e sua mãe que o esperavam na sala-de-jantar vendo o Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão: “Filho, sente e descanse um pouco. Veja as notícias do repórter. Abra a sua mente, renove-se interiormente e liberte-se de seus preconceitos e superstições. Crie uma nova mentalidade cultural”.

10)Na Escola
Quinzinho, mais depois, foi descansar, e passou a noite e a madrugada refletindo sobre as palavras de seus pais, sobre o trabalho e os acontecimentos e notícias do dia-a-dia. De manhã, acordou, tomou banho, e foi para a escola dar suas aulas de Psicologia. Em sala-de-aula, explicou aos estudantes: “É preciso ser bom e fazer sempre o bem. Amar a vida e viver em paz. Somente assim vocês terão muitos amigos”.

11)No Trabalho
Trabalhando com alegria e fazendo bem todas as coisas, Joaquim conquistava cada vez mais e melhor muitos e novos amigos. Seus amigos, alunos e professores, seus colegas de trabalho, chamavam-no de Explicador, e não de Professor, visto que ele era um bom explicador das coisas da vida”.

12)Na Igreja
Mais tarde, Joaquim foi à Igreja conversar com Deus, o Senhor Amigo dos amigos, como de fato ele sempre o fazia durante 2 ou 3 dias por semana. Orando e louvando a Deus, Joaquim ouviu uma voz interior: “ Seja um amigo do direito e da justiça. Seja um amigo da verdade. Isto é Deus”.

13)No Cemitério
No velório de um amigo, lembrara-se de suas palavras, quando ainda estava vivo: “ Os mortos não morrem. A vida permanece e a luta continua”.

14)No Comércio
Depois de enterrar seu amigo, foi tomar um guaraná na lanchonete ali ao lado e se deparou com o seguinte bate-papo em seu interior: “ Não misture as coisas. Chega de confusão e complicação nesta vida. Organize os seus conhecimentos. Tenha ordem mental. Seja racional. Pense primeiro, depois realize”.

15)Na Indústria
Ao visitar um amigo seu trabalhador na indústria siderúrgica de Volta Redonda, este falou-lhe abertamente: “Dê valor sempre às pequenas coisas, respeite as diferenças e valorize nelas os mínimos detalhes. Você é grande quando se faz pequeno. Seja humilde e simples. Viva a sua vida e deixe os outros viverem a vida deles”.

16)Na Empresa
Ao entrar na empresa onde trabalhava a sua namorada Jaqueline, Joaquim refletiu sobre a qualidade e a quantidade de amigos que conquistara nestes últimos anos até os dias de hoje, só aqui e agora no Rio de Janeiro, final de 2009. Sim, centenas, ou milhares, ou milhões de amigos. É tão bom fazer amigos. Sinal de saúde e bem-estar.

17)Na Universidade
Se na escola onde trabalhava era o Professor-Explicador, na Universidade era o Professor-Pesquisador. Aqui era Psicólogo-Psicoterapeuta. Trabalhava com pesquisas científicas. Acreditava inclusive na possibilidade da cura do câncer. Não só o câncer biológico, mas sobretudo o câncer social, psicológico e espiritual. Este, segundo ele, o pior de todos os cânceres viróticos e maléficos: o vazio da ausência ou falta de Deus na vida de uma pessoa humana”.

18)No Rio de Janeiro
Com seu otimismo constante, alegria no coração e sorriso nos lábios, Joaquim conquistara a população carioca que lhe dera um milhão de amigos.

19)No Brasil
Ao manter sempre o equilíbrio mental e emocional, caminhar com juizo nesta vida e usar o bom-senso com racionalidade e cordialidade, a população brasileira lhe oferecera igualmente mais de 100 milhóes de amigos.

20)Em Portugal
Sustentando o seu jeito carioca de ser, o seu modo brasileiro de se comportar e a sua maneira de pensar e sentir os seres e as coisas da natureza e do universo, a população portuguesa lhe entregara outros milhões de amigos.

21)Na América
No seu silêncio ordenador de suas atividades, na paciência com que tratava as dificuldades desta vida, seguindo as leis da natureza orientadoras de suas atitudes e movimentando-se permanentemente por todos os lugares que passava, a população americana possibilitou-lhe outros mais de 100 milhões de amigos.

22)Na Europa
No convívio diário respeitador das diferenças entre os indivíduos, na construção do bem e da paz a sua volta, e desenvolvendo políticas de fraternidade e solidariedade em torno de si, a população européia juntou-lhe mais outros 100 milhões de amigos.

23)Na Ásia
Ao seguir as novas e diferentes tendências sociais e culturais de seu ambiente de família e trabalho, abrindo-se às novas possibilidades políticas e econômicas de seu momento histórico, real e atual, mais 100 milhões de amigos asiáticos.

24)Na África
Produzindo diversos conteúdos de conhecimento e criando idéias e abraçando ideais renovadores da realidade e libertadores da população local, regional e global, mais de 100 milhões de amigos africanos.

25)Na Oceania
Ao superar os limites de sua natureza, ultrapassando preconceitos morais e superstições religiosas, e transcendendo as fronteiras de sua consciência para mergulhar no além de si mesmo, viajando pelo Oceano da Eternidade, arranjou na Oceania também outros mais de 100 milhões de amigos.

26)No Mundo Inteiro
Defendendo a ecologia e o meio-ambiente, e trabalhando incessantemente para salvar o Planeta, articulando a unidade entre os povos e a harmonia e a concórdia entre as nações, conseguiu, mundialmente, em todo o Planeta Global, 1 bilhão de amigos.

27)Na Eternidade
Ao buscar a saúde do corpo, da mente e do espírito, e o bem-estar das sociedades por onde perambulava, adquiriu, eternamente, 1 trilhão de amigos.

28)Deus, o Senhor
Livre e feliz, eternamente, Joaquim finalmente encontrou-se com o Amigo dos amigos, o Amigo humano e divino. E Joaquim continuou eternamente no Céu de Deus o seu trabalho cotidiano de criar amigos. Esta a sua liberdade. Esta a sua felicidade. Eternas.




Hilário de Portugal

Nenhum comentário: