domingo, 17 de agosto de 2008

O Mundo da Democracia

O Universo da Democracia

1. Democracia - A Política
do Direito com Respeito,
da Ordem com Justiça, e da
Liberdade com Responsabilidade

Em 1980, no Brasil, a Abertura Política propiciada pelo então presidente brasileiro João Figueiredo definiu bem e de maneira razoável o sentido da Democracia em nosso território. Abertura tal com sinônimo de extinção de censuras e ausência de privilégios, pluralidade de liberdades e possibilidade de oportunidades para todos. De fato, o ideal democrático e suas práticas renovadoras das consciências e libertadoras das experiências humanas, naturais e culturais, reflete uma nova visão que se tem da realidade e uma nova interpretação dos fatos e fenômenos do dia a dia, olhando pois os acontecimentos temporais e históricos, reais e atuais, com uma outra perspectiva social, política e econômica, o que resulta em favores e benefícios para o conjunto da sociedade, que a partir de agora cresce com estabilidade, evolui com sustentabilidade, progride material e espiritualmente, e se desenvolve com otimismo e pensamento positivo, de bem com a vida, aumentando seu astral continuamente e elevando sua auto-estima permanentemente, beijando e abraçando a cultura do bem e da paz e uma mentalidade de não-violência, sem exclusão e sem marginalização social. Assim, constrói-se e não se destrói, condiciona-se uma filosofia de vida baseada na amizade e na generosidade, na fraternidade e na solidariedade, na emergência social e cultural, na emancipação política e ideológica, no crescimento econômico e financeiro, em uma consciência diferente de valores e virtudes éticas e espirituais muito altas, grandemente elevadas e excelentemente aprovadas por todos os grupos e pessoas que configuram os sistemas e as estruturas sociais, institucionais, organizacionais e democráticas. Logo, na democracia, como se observa, o direito deve caminhar com o respeito, a ordem deve andar com a justiça, a liberdade deve conviver com a responsabilidade, o bem e a paz devem se abraçar, e o amor e a vida devem se amar e se beijar. Consequentemente, saúde e felicidade para todos. Tal deve ser a democracia.

2. A Questão do Poder

Neste mundo, manda quem tem poder.
Quem tem poder dita as regras de conduta, comanda o ambiente social, político e econômico, dirige os "pequenos", orienta seus subordinados, faz a cabeça da sociedade, domina com sua força teórica e prática, humilha se quiser seus adversários, exclui e rejeita quem não pertence ao seu grupo e partido.
O Poder pode ser do bem ou do mal.
O Poder do mal escraviza e aprisiona, divide e oprime, exclui e marginaliza, deprime e reprime, amaldiçoa ou faz o mal às pessoas. Identifica-se com o Autoritarismo, a Ditadura, o Totalitarismo, o Imperialismo, a Realeza, o Colonialismo, o Capitalismo selvagem, etc.
O Poder do bem busca o bem-estar das pessoas e o bem-comum da sociedade, respeita os direitos humanos, procura ser liberal e democrático, socialista ou comunista, isto porque tem em vista a construção da fraternidade e da solidariedade, da comunhão e da participação, da interação entre os grupos e indivíduos, do compartilhamento de idéias e ideais, ideologias e experiências, sempre em favor e em benefício do bem e da paz, do amor e da vida, de todo o conjunto da sociedade, dos grupos de pessoas de bem que formam as comunidades locais, regionais e globais, de toda a humanidade do bem, dentro sempre da experiência real cotidiana deste mundo temporal e histórico, real e atual, no qual hoje nos encontramos, aqui e agora.
O Poder, portanto, pode ser de um grupo ou de um indivíduo, sempre com as características acima descritas.
O Poder de Deus, o Senhor, é o Poder do bem e da paz.

3. O Estado e a Ordem Social

A Origem do Estado Moderno se dá a partir de um Contrato Social estabelecido por indivíduos e grupos, os quais se juntam, se unem e se reúnem tendo em vista segurar, garantir e viabilizar a ordem e a organização da sociedade nascente.Deste modo, surge a sociedade civil, onde todos vivem, convivem e trabalham para manter a estabilidade política, econômica, social e cultural, tornando possível, cabível e viável o crescimento do bem-comum e do bem-estar individual e coletivo de todos os cidadãos. Desde então, aparece o Estado como resultado de um diálogo social, no qual todos e cada um desejam e anseiam por um Poder Centralizador que possa sustentar, garantir e fundamentar a ordem social, o crescimento econômico, a estabilidade política, o fluxo cultural, a base moral, a segurança das instituições constituídas pela lei maior de um Estado politicamente social.
Hoje, o Estado Democrático avança substituindo o Socialismo de Estado e o Capitalismo em conflito com os ideais comunistas. Tem fim então o Autoritarismo e o Intervencionismo, a ditadura do proletariado e a ditadura monetária, o monopólio político e o monopólio econômico, resolvendo-se os conflitos emergentes com a comunhão e a participação de todos e cada um dos cidadãos, que assim oferecem soluções positivas e respostas otimistas para todos os problemas sociais surgidos.
Tal estado de coisas deveria ao menos ser assim.
Esta é a teoria política;
A Prática é uma outra questão.

4. Verdade ou Poder ?
Saúde ou Doença ?
Razão ou Loucura ?

Em nossa vida cotidiana, muitas vezes nos deparamos com situações constrangeradoras, as quais refletem o conflito de pontos-de-vista , resultante
das posturas de cada um dos envolvidos dentro da guerra de interesses individuais e coletivos que atingem a nossa sociedade humana.
De um lado, o jogo do poder,
e, por outro lado, a expressão da verdade.
Na verdade, o coração tem as suas razões que a própria razão desconhece.
Em alguns momentos e determinadas circunstâncias, o indivíduo/pessoa humana é colocado na berlinda da realidade concreta , onde sua consciência se choca com outros desejos, vontades e interesses, contrariando a verdade consciente e as razões lógicas relativas ao seu estado de vida, sua segurança existencial e sua garantia de uma vivência voltada para o seguimento do direito e da justiça.
Outrossim, o poder dominante na sociedade humana contradiz diversas vezes a sua consciência: sua verdade, sua fé em Deus, suas razões lógicas e ontológicas, seus desejos de vida, seus interesses justos, direitos e verdadeiros, sua vontade interior.
Então, neste momento, o conflito se instala, o choque de interesses se produz, a dialética relacional se cria, colocando em risco a realidade consciente de cada um, a qual se contrapõe aos interesses de tal poder dominante.
Ou a vida ou a morte.
a prisão ou a liberdade,
a escravidão ou a libertação,
a ordem ou o caos,
a consciência da verdade ou a aparência da mentira,
o sim ou o não ???
Viver ou morrer ???
Qual a sua opção ???????......

Paz ou Violência ?
Bem ou Mal ?
Vida ou Morte ?
Qual o seu caminho ?

I. A Problemática Real, Histórica e Atual
1. Violência: A Cultura da Morte
1.1. Causas
a) Ignorância
b) Irracionalidade
c) Preconceitos
d) Superstições
e) Confusão Mental
f) Bloqueios do Pensamento
g) Barreiras ao Conhecimento
h) Prisões Intelectuais
i) Escravidão Ideológica
1.2. Consequências
a) Fome
b) Miséria
c) Divisão de Classes
d) Exclusão Social
e) Marginalização
f) Prisão
g) Escravidão
h) Dominação
i) Exploração
2. Paz: A Cultura da Vida
2.1. Causas
a) Educação Fundamental
* Favorecer o conhecimento
* Abrir a mente
* Renovar o pensamento
* Libertar a racionalidade
b) Educação Moral
* Favorecer o juízo e o bom-senso
* Respeitar os outros
* Ser responsável
* Ser bom e fazer o bem
* Praticar a justiça
* Procurar a verdade e o direito
c) Educação Espiritual
* Amar, respeitar e valorizar a Deus, o Senhor
* Virtudes da Consciência e da Liberdade
2.2. Consequências
a) Saúde individual, grupal e social
b) Bem-estar para todos
c) Igualdade
d) Fraternidade
e) Solidariedade
f) Liberdade
g) Felicidade

Paz ou Violência ?
Bem ou Mal ?
Vida ou Morte ?
Qual o seu caminho ?

Eu opto por Deus, o Senhor, o Caminho do Bem,
o Caminho da Paz,
o Caminho da Vida.

5. Ordem, Respeito, Equilíbrio e Responsabilidade:
o caminho livre e feliz da sociedade humana.

Ordem pessoal e social.
Respeito a si, aos outros e a Deus, o Senhor.
Equilíbrio mental, corporal e espiritual.
Responsabilidade individual e coletiva.

Tal é o caminho de uma vida livre e feliz.
Assim organizada, a vida social, política, econômica e cultural, torna-se melhor de ser vivida.
Então, reinam o bem e a paz.
Crescem o amor e a vida.
Brilha a luz interior.
Evolui o pensamento.
Desenvolve-se o conhecimento.
Ama-se a Verdade.
Pratica-se a Justiça.
Vive-se o Direito.
Progride a liberdade.
Nelas, mora a felicidade.
Convivem o juizo e o bom-senso.
Interagem o respeito e a responsabilidade.
Participam e comungam a saúde e o bem-estar
A Educação é aberta, renovadora e libertadora.
Habitam nelas um clima agradável e um ambiente favorável.
Ciência e Tecnologia se juntam e se unem.
Moral e Religião se abraçam.
História e Filosofia se beijam.
A Arte e a Música cantam para nós.
E, enfim, Deus, o Senhor, é bendito, louvado e glorificado por seus
. benefícios e maravilhas sem fim, em nosso favor, homens e mulheres que se amam, uma sociedade verdadeiramente livre e feliz. .

6. Manifesto das Ruas


O Movimento Enlouquecedor da Sociedade Carioca do Rio de Janeiro

Atualmente, vivemos no Rio de Janeiro um processo violento de enlouquecimento local, regional e global, para o qual contribuem o choque diário entre o Caveirão da PM e os traficantes de drogas dos morros e favelas da capital fluminense.
Balas perdidas, homicídios, suicídios, assassinatos, bandidos, ladrões, gays, homossexuais, prostitutas, maconha e cocaína, morfina e heroína, tráfico de drogas e entorpecentes, sequestros, assaltos a bancos, crimes pela internet, pirataria, ou seja, um fluxo generalizado de violência, estado de guerra civil, imoralidades, racismos, preconceitos e superstições, , enfim, um quadro negro de pessimismo e negativismo amedronta, aterroriza, loucamente, o povo trabalhador carioca do Rio de Janeiro. Esse é o problema.Tal é a loucura encontrada nas ruas, no asfalto, nos morros, nas favelas, casas e apartamentos, cada vez mais prisioneiros e escravos de uma cultura da morte: exclusão, negação, prisão, escravidão, violência, guerra, caos social, , contradição, adversidades, contrariedades, um mundo, portanto, preto, escuro e negro, onde todos estão apavorados e desesperados, com o medo à flor da pele, , tentando encontrar uma resposta e uma saída viável, possível e cabível para tal problemática mortal, louca, negra, angustiante e agonizante.
Existe uma solução para isso ?
Problemática ou Solucionática ?
A Cultura do Mal, da Violência e da Morte espalhou-se por toda a Cidade, propagando-se abertamente, gerando conflitos sem fim, loucuras eternas, a tal ponto que se questiona: Ou a loucura ou a morte ? O que optar ? Qual caminho escolher ? Será que o mundo vai acabar ? Estamos numa rua-sem-saida ? Não há soluções para tantos problemas ao mesmo tempo ? Alguém, por favor, pode nos dar uma luz, apontar-nos uma solução, oferecer-nos um caminho seguro de salvação ? Ou é salve-se quem puder ?
Ora, o caminho é um só.
A solução é única.
A resposta é positiva e otimista.
Buscar o caminho do bem.
Ser bom e fazer o bem.
Todos e cada um.
Depende de nós, de mim e de você.
Esta, na verdade, a única saída.
Procurar o bem e a paz.
Abraçar a Deus, o Senhor do Bem,
o Senhor da Luz,
o Senhor da Paz.
Todos e cada um, eu e você.
Ser bom e fazer o bem.
Procurar a paz.
Criar amigos.
Propagar boas idéias.
Fazer campanhas de solidariedade.
Restabelecer valores, os valores do bem e da paz.
Respeitar os outros.
Responsabilizar-se pessoal e socialmente.
Assumir compromissos responsáveis.
Ter juízo e bom-senso.
Ser otimista.
Ser positivo.
Acreditar em Deus.
Confiar no Senhor.
Praticar o bem e a paz.
Amar a vida.
Iluminar o ambiente ao redor com boas idéias e boas virtudes, bons valores e boas vivências, relacionados com o bem e a paz.
Ajudar-nos uns aos outros.
Solidariedade.
Fraternidade.
Generosidade.
Rezar, conversar com Deus, o Senhor.
Esse é o caminho,
o caminho natural,
o caminho da natureza criada por Deus, o Senhor.
Fazendo assim, evitaremos a loucura,
evitaremos a guerra,
evitaremos a morte.
evitaremos a violência.
Fazendo assim, construiremos um mundo de paz,
construiremos a cultura do bem e da vida,
construiremos saúde e bem-estar para as pessoas,
construiremos liberdade e felicidade para todos,
construiremos o respeito pessoal e a responsabilidade social,
construiremos juízo e bom-senso,
construiremos uma nova sociedade, fundamentada certamente em bases culturais humanas e naturais, morais e religiosas. Uma nova sociedade verdadeiramente feliz.
Que Deus, o Senhor, o Criador, Autor da Vida, ilumine nossas consciências, fortaleça nosssa liberdade, a fim de que façamos a opção pela vida, e não pela morte; optemos pelo bem, e não pelo mal; optemos pela paz, e não pela guerra; optemos pela calma e tranquilidade,e não pela loucura e violência.
Eis o caminho da vida,.
Eis a solução do problema.
Eis a saída encontrada.
Eis a nossa única resposta para as nossas tantas perguntas.
E você ? Qual a sua opção ? Qual o seu caminho ?

Nenhum comentário: