As condições de possibilidade do
conhecimento verdadeiramente possível
A obtenção do conhecimento é resultado de atividades desenvolvidas pelo pensamento que, auxiliado pelo discernimento, seleciona o conteúdo essencial que se transformará em repertório cultural, conhecimento quantitativo e qualitativo, globalizado e diferenciado, racional e real, inteligível e experimental, mental e social, intencional e espiritual.
Esse conteúdo de conhecimento, como disse, precisa ser selecionado, adquirido diferencialmente ainda que se mantenha sua visão globalizada, construido portanto ao lado da capacidade intelectual do ser humano de saber fazer a diferença devida entre o que pode ou não ser conhecido, optando pois por material substancial no qual se privilegie o bom, certo e melhor conteúdo cultural, ignorando-se de fato idéias aberrantes e desviantes, alienadas e preconceituosas, corrompidas e supersticiosas, trabalhando deste modo a nossa racionalidade pensante e discernente de forma a se produzir, obter ou adquirir conteúdos essenciais de conhecimento identificados com o bom comportamento moral e ético de seus agentes educacionais e comprometendo-se ao mesmo tempo com respeito e responsabilidade com uma espiritualidade virtuosa cujas atividades, operações e exercícios reais, racionais, conscientes e experimentais colaborem verdadeiramente para uma sociedade presente e futura mais fraterna e solidária, globalmente organizada, racionalmente ordenada e eticamente disciplinada.
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