sábado, 21 de junho de 2008

A Arte de Filosofar

1) O que é filosofar ? É o desejo da verdade fundamental sobre a vida humana, natural e universal. É a busca da sabedoria de viver e existir. É a procura do sentido da vida e da razão de estarmos aqui e agora neste mundo em que vivemos dentro desta sociedade da qual participamos, com a qual comungamos, no interior da qual nos inserimos e incluimos. É a tentativa de responder às seguintes questões essenciais à existência humana temporal e eterna, histórica e infinita: de onde eu vim ? para onde eu vou ? o que eu faço neste mundo ? qual o sentido da vida ? O Desejo de solucionar tais interrogações existenciais da vida humana cotidiana - eis a filosofia, que sempre está comprometida responsavelmente com a experiência e a consciência real e atual, histórica e temporal, eterna e infinita, da vida humana cotidiana como tal.
2) Por que filosofar ? Porque temos a necessidade natural e cultural de solucionar nossas dúvidas e incertezas vivenciais e existenciais; para isso nos utilizamos do instrumento da racionalidade humana com sua metodologia crítica, dialética e insofismática tendo em vista chegar à verdade substancial de sua vida denominada eustática, o fundamento de sua realidade vital.
3) Para que filosofar ? Para atingir a liberdade feliz, ou a felicidade livre, sempre temporal e eterna, infinita mas ao mesmo tempo histórica, real e atual.
4) Como filosofar ? De que modo fazer filosofia ? Simplesmente, usando a metodologia baseada em conteúdos históricos e temporais, sintéticos e analíticos, críticos e dialéticos, eustáticos e insofismáticos, lógicos e ontológicos, físicos e metafísicos, de tal modo que se busque permanentemente as causas primeiras e últimas da realidade cotidiana, os princípios da matéria e do espírito, as origens da vida do ser e do ente, as fontes da vivência, da consciência e da existência humanas, naturais e culturais, as raizes do corpo e da mente, os fundamentos da realidade onde estamos inseridos.
Isso é filosofar.

Nenhum comentário: