terça-feira, 25 de setembro de 2012

Hermenêutica

Hermenêutica 1 Como Ciência da Interpretação, a Hermenêutica busca conhecer, apreender e abstrair em uma realidade textual, fotográfica, sonora ou visual seu contexto de época, a linguagem utilizada, a visão de mundo local, o cotidiano e seus aspectos reais, legais e institucionais, suas imagens sociais, políticas e econômicas, seus conceitos e definições mais usados, o mundo de ideologias, culturas e mentalidades que a envolve, seu ambiente de modas, hábitos e costumes, a fim de entender seu significado e compreender seus significantes de modo a ter uma interpretação viva e real, clara e lúcida, limpa e evidente, descobrindo assim os fenômenos que a circulam, suas surpresas e novidades, conseguindo pois revelar sua dimensão global e parcial, seu clima temporal e histórico, suas realizações locais e regionais. Deste modo se apreendem as matérias dispostas e os conteúdos disponíveis. Abstrai-se a realidade como ela é. Procura-se a moral empregada, a religião vivida, as tradições desenvolvidas, os valores praticados e os princípios experimentados. Obtém-se então a imagem como tal. 2 Buscar a fundamentação de sua interpretação mostrando a veracidade de seus documentos, garantia de qualidade do trabalho do Hermeneuta, eis a chave de sucesso e a razão de prosperidade do intérprete e sua rede de serviços sustentadora de suas atividades em prol da boa investigação e do ótimo exame da realidade vislumbrada. Assim o intérprete ou hermeneuta garante veracidade, transparência e autenticidade ao seu exercício analisador das obras e contextos definidos como chão ou espaço da interpretação profissional que se faz. Faz-se deste modo uma análise bem fundamentada, sustentada pela racionalidade do exame, a verdade dos fatos, a qualidade das experiências vividas, a excelência dos esforços e empenhos praticados, certeza de um trabalho de qualidade inquestionável. Constrói-se desta maneira a qualidade da interpretação hermenêutica onde o profissional exerce seu trabalho produtor da evidência dos contextos, da lucidez da linguagem e da clareza dos fatos apreendidos. Realiza-se uma quase perfeita abstração dos acontecimentos analisados. Uma investigação de qualidade. 3 No seu exercício interpretativo quando analisa a realidade observada, investiga seus contextos temporais, históricos e cotidianos, e examina as diversas situações ambientais que ajudam no entendimento real e atual e na compreensão do clima que envolve o fenômeno interessado, o hermeneuta ou intérprete do acontecimento visado também pode e precisa inserir seu ponto de vista pessoal, dar a sua visão das coisas e dos seres que envolvem a síntese e a análise, interpretar de tal maneira que sua diretriz se aproxime o mais possível da verdade dos fatos, sendo transparente em tudo e com todos os aspéctos visualizados de forma que sua obra seja muito autêntica, fundamentada na veracidade dos acontecimentos e em uma consciência comprometida com a lucidez das ocorrências contextuais, com a evidência dos fenômenos e a claridade das palavras e conceitos definidos. Assim o intérprete ou hermeneuta tem uma observação diferencial onde os detalhes ajudam na compreensão do todo e no entendimento de tudo que converge e concorda com a verdade. Então a racionalidade trabalha transparentemente e a inteligência tem uma atitude verídica e bem fundamentada. Eis a Hermenêutica contribuindo para a construção da verdade das ocorrências fenomenais cotidianas. 4 Geralmente, a análise hermenêutica se inicia buscando-se os detalhes da realidade e suas diferenças contextuais para depois se ter uma visão global do ambiente investigado, ou então se parte de uma síntese dos conteúdos e matérias examinados para depois se efetuar a análise interessada, usando para isso muitas técnicas de linguagem e artifícios e estratégias linguísticas, figuras e símbolos e imagens da literatura como Elipses, Metamorfoses, Prosopopéias, Onomatopéias, Hipérboles, Metáforas e construções literárias diversas, polivalentes e multifuncionais de modo que facilite a compreensão textual e contextual e entendimento da realidade observada. Assim a investigação fica mais ampla, seu conjunto de idéias melhor de ser abstraido e suas ideologias, culturas e mentalidades mais fáceis de serem apreendidas. Consegue-se deste modo uma visão do todo a partir de suas partes, detalhes e diferenças examinados. No fim, uma análise de primeira, com fundamentos inteligíveis e princípios constituidores da compreensão desejada. Enfim, uma interpretação fundamentalmente personalizada onde seus aspéctos individuais permitem o entendimento total da realidade interpretada. Uma análise básica. 5 Disciplina de trabalho, método de pesquisa, ordem de investigação e organização das atividades, eis o procedimento do hermeneuta em seu exame da realidade a ser interpretada tendo em vista a verdade do contexto e dos fatos, a transparência do ambiente e a autenticidade da sua busca por uma hermenêutica onde o abstrato e o concreto se encontram para informar e formar a cabeça do interpretador dessa realidade hermenêutica. Assim trabalha o profissional encarregado da lucidez interpretativa, sua clareza de detalhes e diferenças a fim de desenvolver a evidência do todo, o que nos dará um entendimento razoável das questões enfatizadas e uma compreensão lúcida e clara do campo interpretativo como tal. Esclarece-se com essa metodologia a estrutura do objeto ou texto real e sua sistemática de entendimento. Busca-se então a certeza quase absoluta do exame da realidade investigada. Aproxima-se de um contexto de transparência em que toda a pesquisa é verdadeira e autêntica. No final, a clareza dos detalhes e a lucidez das diferenças. A Totalidade enfim absorvida. 6 A Teoria dos Abstratos onde se busca o inteligível dentro da realidade cotidiana pesquisada, categorias abstratas que sirvam para o entendimento da investigação e conceitos e definições que ajudem a racionalizar o exame dos contextos e ambientes hermenêuticos, iguamente precisa de um pouco de criatividade do profissional de interpretação em que os detalhes e singularidades, diferenças e particularidades da realidade intencionada contribuam para a compreensão da análise e sua síntese de configurações e formalismos apreendedores da sensibilidade real e atual então descoberta. Então se constrói toda uma realidade analítica a partir da realidade textual e contextual, condição para que se absorva os conteúdos estudados e suas matérias e programas de entendimento. Assim a investigação do intérprete possui a pretensão lógica de abstrair todo o material estudado, gerando um ambiente racional e inteligível a partir do mundo de realidades examinadas. Tem-se um compreensão exata, bem definida dos contextos pesquisados, determinada pela criatividade do hermeneuta e seus métodos de análise e pesquisa. O Pesquisador dessa maneira encontra a chave de uma compreensão de sucesso da realidade a ser entendida, sempre se considerando o tempo real existente, a história envolvente, as culturas inseridas e as mentalidades em vigor, dentro de um cotidiamo fecundo e apto a outras, novas e diferentes surpresas, descobertas e novidades. Então o intérprete respira aliviado. 7 Um Modelo de Investigação e Análise Hermenêutica deve levar em conta em sua abordagem examinadora o espaço geográfico da realidade almejada, seu tempo histórico, seu ambiente cotidiano, seu lugar social, seu contexto de vida e trabalho, a cultura aí inserida, a mentalidade popular, as ideologias reinantes em tal sociedade, as imagens e sons vividos, as referências políticas e econômicas vigentes, a linguagem empregada no convívio de todos os dias, os discursos existentes, a vida familiar insistente e suas categorias de ação e comportamento, as ferramentas de aprendizagem e ensino, os instrumentos de poder que fazem a cabeça do povo, as belezas naturais da região, seu mundo de universos de consciências que enraizam a mente das pessoas e suas experiências diárias e noturnas, enfim, todo um repertório cultural que ajude ao entendimento da realidade visada e sua compreensão no todo e nas partes, global e parcial, absoluta e relativa. Tais Modelos de Interpretação devem ser referências hermenêuticas que possibilitem o conhecimento verdadeiro de outras, novas e diferentes abordagens, tendo em vista a transparência do saber e a autenticidade dos métodos e sistemas utilizados. Assim se obterá uma grande lucidez interpretativa, a clareza da verdade e a óbvia luz psicológica e ideológica usada. Busca-se então uma luminosidade evidente da obra realizada.

Nenhum comentário: