quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Globalização

Mundo Globalizado 1. Conceito de Globalização Movimento articulador de unidades moleculares, visando a integração absoluta das partes com o seu todo. Processamento celular ou molecular onde se caminha a curto, médio e longo prazos para uma completa totalização e generalização das partes relativas ao seu todo. Cozinhamento singular, particular e geral, em que, passo-a-passo, as partes se integram, totalizam e generalizam em referência ao todo. Caminhada, rápida ou lenta, de transformação das partes em um todo, a partir da locomoção de células, moléculas ou partículas integradas, tendo em vista constituir um campo universal de discurso. 2 . Globalização A Explosão do Conhecimento Observamos atualmente no mundo inteiro uma verdadeira Revolução do Conhecimento, que explodiu causando maior bem-estar às pessoas e melhor qualidade de saúde, trabalho e educação a todas as sociedades humanas locais, regionais e globais, proporcionando igualmente uma mais elevada consciência política, compromisso social, cultural e ambiental, aumento qualificativo do nível econômico e financeiro das populações mundiais tanto na Europa e América como também na Ásia, África e Oceania. Os Povos e Nações do Globo Terrestre parecem crescer na sua conscientização maior e melhor dos problemas e dificuldades de suas regiões e na busca de respostas e soluções para estas contrariedades e controvérsias históricas, temporais, reais e atuais. Sua conscientização maior e melhor favorece sua renovação interior e sua libertação exterior, viabilizando para suas comunidades, grupos e indivíduos de suas coletividades grande evolução material e espiritual, enorme desenvolvimento político, social e econômico, elevado progresso biológico, psicológico e sociológico, crescendo na prática do bem e na vivência da paz, na construção da vida e na criação do amor. Homens e mulheres abrem-se a novas possibilidades, seguem tendências alternativas em seus caminhos e optam por estradas renovadoras de suas escolhas e libertadoras de sua liberdade feliz. Globalizada, a humanidade se aproxima mais de Deus, o Senhor, seu Criador, Autor da Vida. Globalizante, ela junta-se e se une aos seus semelhantes, aos pobres e menos favorecidos, trabalhando na sua emergência social, na sua emancipação política e na sua sustentabilidade econômica, comprometendo-se responsavel e respeitosamente com as novas atividades naturais, culturais e ambientais, destruindo as tentativas de guerra, maldade e violência, e praticando a fraternidade, a solidariedade e a generosidade. Globalizadora, ela abraça a todos e cada um com otimismo e positivismo, com auto-estima e alto-astral, animando os pobres, motivando os sofredores e incentivando os trabalhadores na busca de melhores condições e relações de vida, saúde, trabalho e educação para todos. Esta a Sociedade do Conhecimento. 3. Por um novo Modelo de Ciência Parece-nos impossível o modo como se faz ciência hoje em dia, difícil de se suportar quando a experiência real, atual e histórica da prática cotidiana está a exigir um novo Modelo Científico aberto, renovado e liberto de seus próprios mitos, preconceitos e superstições cujos obstáculos mentais bloqueiam o verdadeiro trabalho, esforço e empenho científico de acordo com sua realidade hipotética, experimental, indutiva e dedutiva, intuicional, intencional, objetiva, metódica, sistemática, estrutural, metodológica, reflexiva, racional, real e atual. Observamos que o novo Modelo Científico a se buscar deve basear-se em princípios relacionados substancialmente com: 1) O Conhecimento verdadeiramente possível 2) O Discernimento realmente global e diferencial 3) A Orientação moral e ética 4) A Luz da espiritualidade vivencial A partir destes 4 princípios fundamentais podemos construir um novo estatuto ou paradigma de Ciência cujo Modelo possa se orientar conforme o seguinte caminho estratégico: a) a Ciência das tendências b) a Ciência das possibilidades c) a Ciência das probabilidades d) a Ciência das viabilidades e) a Ciência das previsibilidades f) a Ciência do futuro ou do amanhã Pois então o Modelo Científico proposto aqui e agora por nós deve sair radicalnebte e fugir determinadamente da dependência apenas da matéria, de suas circunstâncias físicas e sensíveis, de sua situação somente temporal e espacial, de seus condicionamentos históricos, de tempo e lugar, de suas relações e relacionamentos condicionados local, regional e globalmente. Desejamos que a Nova Ciência supere os limites do tempo e da história, ultrapasse a realidade do corpo material e transcenda as fronteiras da morte, do apego à matéria isolada e suas dimensões físicas, sensíveis e experienciais. Seguindo os mesmos critérios científicos tradicionais, vistos acima, abrir-se desde agora a uma nova mentalidade cultural, com olhar acima dos limites dos preconceitos, tendo assim uma visão da realidade mais apurada, lógica, clara, lúcida, evidente e luminosa, capaz de buscar o bem e a paz, abraçar o amor e a vida, beijar a verdade, o direito e a justiça, em benefício de todos e cada um dos agentes sociais, políticos e econômicos, ou membros, participantes e comungantes destas sociedades humanas inseridas neste mundo em que vivemos. Buscamos uma Ciência comprometida, respeitosa e responsável. Queremos uma Nova Ciência que deixe Deus existir! 4. As condições de possibilidade do conhecimento verdadeiramente possível A obtenção do conhecimento é resultado de atividades desenvolvidas pelo pensamento que, auxiliado pelo discernimento, seleciona o conteúdo essencial que se transformará em repertório cultural, conhecimento quantitativo e qualitativo, globalizado e diferenciado, racional e real, inteligível e experimental, mental e social, intencional e espiritual. Esse conteúdo de conhecimento, como disse, precisa ser selecionado, adquirido diferencialmente ainda que se mantenha sua visão globalizada, construido portanto ao lado da capacidade intelectual do ser humano de saber fazer a diferença devida entre o que pode ou não ser conhecido, optando pois por material substancial no qual se privilegie o bom, certo e melhor conteúdo cultural, ignorando-se de fato idéias aberrantes e desviantes, alienadas e preconceituosas, corrompidas e supersticiosas, trabalhando deste modo a nossa racionalidade pensante e discernente de forma a se produzir, obter ou adquirir conteúdos essenciais de conhecimento identificados com o bom comportamento moral e ético de seus agentes educacionais e comprometendo-se ao mesmo tempo com respeito e responsabilidade com uma espiritualidade virtuosa cujas atividades, operações e exercícios reais, racionais, conscientes e experimentais colaborem verdadeiramente para uma sociedade presente e futura mais fraterna e solidária, globalmente organizada, racionalmente ordenada e eticamente disciplinada. 5. Por uma Nova Mentalidade Cultural Abrir-se ao Novo, renovar as mentalidades e libertar-se de preconceitos e superstições, criando liberdade com responsabilidade, respeito pessoal e interpessoal, compromisso social, cultural e ambiental, política consciente com cidadania séria e responsável, prosperidade no trabalho construtor de novas tendências e possibilidades, superação de limites naturais e obstáculos culturais, transcendência de limitações de tempo e espaço, respeito às diferenças, compreensão de detalhes e valorização das boas e pequenas coisas, progresso material e espiritual, evolução de corporeidades, mentalidades e espiritualidades, crescimento de oportunidades e alternativas de trabalho estável, qualidade de saúde e bom desempenho na educação, desenvolvimento sustentável onde o presente garanta um futuro promissor, respeitável e admirável, compromisso com o bem-comum da sociedade e o bem-estar de indivíduos e pessoas, grupos de trabalho, associação de trabalhadores e comunidade de moradores, sociedades desenvolvidas e coletividades emergentes e em desenvolvimento. Urge criar a novidade permanente na rua, no trabalho, na família, no cotidiano da nossa vida, no dia-a-dia da sociedade, na realidade concreta da experiência diária. Abertura, renovação e libertação são o caminho certo para uma sociedade livre e feliz no presente e no futuro da humanidade neste mundo em que vivemos cultura do bem e da paz se façam presentes. 6. Educação Libertadora Libertar-se de quê ? Libertar-se de prisões... Prisões preconceituosas, supersticiosas, ideológicas, epistemológicas. Libertar-se de bloqueios mentais. Libertar-se de irracionalidades, mitos(crenças), prisões imaginárias. Libertar-se, renovar-se, abrir-se ao conhecimento. Educar para o conhecimento. Conhecer a verdade possível. Educar para a liberdade. Libertar-se das prisões irracionais. Educar para a responsabilidade.Responsabilizar-se pessoal e socialmente. Educar para o respeito. Respeito a Deus, a si e aos outros. AEducação libertadora visa: a)conhecer a verdade b) libertar-se de prisões c) Respeitar. Educar o corpo, a mente e o espírito. Objetivos principais da Educação libertadora: a) libertar-se de prisões corporais, mentais e espirituais b) conhecer a verdade possível c) Responsabilizar-se pessoal e socialmente d) Respeitar a Deus, a si e aos outros.Ensinar o conhecimento, ensinar a verdade, ensinar a liberdade, ensinar a responsabilidade, ensinar o respeito. Esta é a base fundamental da Educação libertadora. O resto é conseqüência. Libertar-se, renovar-se, abrir-se à liberdade feliz. 7. Pensar e Conhecer A Imaginação Criadora Um Complexo de possibilidades Quando a Imaginação se une ao pensamento e ao conhecimento verdadeiramente possível, um complexo de possibilidades se cria, se articula e se desenvolve produzindo novos conteúdos de conhecimento, novas metodologias de pensar e refletir, novas maneiras de criar e imaginar o que possa ser a realidade. A Experiência real cotidiana é um fluxo fértil de conhecimentos que o pensamento reflexivo em união com sua capacidade criadora e criativa imagina elaborar, propiciando saúde mental e bem-estar racional e real, melhores condições de vida, trabalho, saúde e educação, o que resulta de fato em uma sociedade bem desenvolvida do ponto de vista ético, material e espiritual. Com efeito, viabilizam-se deste modo a política do bem-comum social e coletivo, a economia do sucesso e da prosperidade, a sociedade da saúde pessoal e bem-estar popular e comunitário, a cultura do bem e da paz, do amor e da vida, a ética do respeito e da responsabilidade, o desejo real da liberdade e da felicidade, a prática da boa consciência, do juizo e bom-senso, o desenvolvimento da fraternidade e da solidariedade, a evolução da matéria e do espírito, o progresso fisico, mental e espiritual. Tal complexo de possibilidades pois é consequência do esforço, empenho e trabalho interativo, integrado e compartilhado exercidos ao mesmo tempo pela boa imaginação, o bom pensamento e o bom conhecimento. A partir de então, bons resultados se alcançam, novas oportunidades se abrem, outras alternativas se revelam. A Humanidade pode assim crescer, progredir, evoluir e se desenvolver bem e para melhor, oferecendo a todos e a cada um dos humanos boa qualidade de vida, ótimo estado de saúde individual e coletiva, excelente desempenho social, político e econômico, e perfeito condicionamento biológico, psicológico e sociológico. 8. Preconceitos mentais e Superstições religiosas Obstáculos ao Conhecimento Barreiras Educacionais A Boa Educação exige abertura ao diálogo, que destrói os preconceitos; renovação interior, que supera a ignorância; e libertação ideológica, que vence as superstições. Educar bem significa desenvolver o conhecimento, favorecer a ética e possibilitar a evolução espiritual dos esrudantes. Seguindo tal Trilogia Pedagógica - ética, conhecimento e espiritualidade – observa-se no processo educacional um perfeito crescimento físico e mental por parte dos estudantes, uma maior conscientização de seu papel social, político e econômico dentro da sociedade, um melhor progresso na obtenção do conteúdo disciplinar e seu aproveitamento didático, desenvolvendo assim atividades artísticas, esportivas e recreativas capazes de fazê-los evoluir vocacional e profissionalmente, qualificando-os na produção de pensamentos e conhecimentos, aumentando sua auto-estima, elevando seu astral, reabrindo seus talentos e carismas específicos, renovando sua vida interior e exterior e revolucionando suas práticas sociais e suas vivências existenciais, ajudando então no desenvolvimento real, natural e racional do ambiente social em que estão inseridos. Superar limites, ultrapassar barreiras e transcender obstáculos bloqueadores da evolução pedagógica e do desenvolvimento educacional devem ser os objetivos finais da boa prática de ensino-aprendizagem para a qual contribuem eficazmente o exercício interativo dos alunos e alunas, sua cooperação mútua, sua colaboração compartilhada, a integração de atividades estudantis, seu exercício animador, motivador e incentivador do bom relacionamento entre os membros mobilizadores das operações escolares, tais como estudantes, professores, inspetores, coordenadores, diretor, funcionários da escola e a comunidade local de moradores e trabalhadores ao redor da mesma escola. Esta é a Educação Libertadora que todos nós desejamos realizadora da Escola do Futuro cujas características podem ser observadas na articulação desta mesma Pedagogia da Liberdade. 9. O Processo de Formação da Consciência Pensante O Movimento de construção da consciência que pensa é realizado por 6 momentos, descritos a seguir: a) Consciência ingênua: é a consciência original, ainda carregada de preconceitos e superstições, confusão mental, cheia de bloqueios e obstáculos ao conhecimento. b) Consciência crítica: é a consciência problemática, cheia de perguntas, que passa por etapas de questionamento e interrogações. c) Consciência dialética: é a consciência antitética, que percorre o seu caminho através de contrários e contradições, construindo assim novas idéias, novas teorias e novas ideologias. TESE > ANTÍTESE > SÍNTESE d) Consciência Insofismática: é a consciência certa, autêntica e verdadeira, que, ao construir o conhecimento, rejeita erros, dúvidas e incertezas, mostrando-se fiel ao conhecimento da verdade. e) Consciência Eustática: é a consciência fundamental, que, em seu caminho, busca não só a verdade, como também, e mais ainda, o fundamento da verdade. f) Consciência Nua: é a consciência global, total, integral, sem roupas, ou seja, sem bloqueios e obstáculos, sem preconceitos e superstições, sem barreiras ao conhecimento verdadeiramente possível. Tal processo de formação da consciência pensante acontece na Arte, Ciência, Filosofia, História, Moral e Religião. Na Arte (Desenho, Música, Literatura, Pintura, Escultura e Arquitetura). Na Ciência ( Astronomia, Matemática, Física, Química, Biologia e Informática ). Na Filosofia (Lógica, Ontologia/Metafísica, Ética, Estética, Epistemologia, Axiologia, Fenomenologia e Hermenêutica). Na História (Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea). Na Moral (verdade, liberdade, felicidade, bondade, justiça, direito, respeito e responsabilidade). Na Religião ( Deus, o Senhor, oração, adoração, fé, obras, transcendência, imortalidade, eternidade, silêncio e testemunho ). 10. A Genética Global A Origem, construção e desenvolvimento do processo de globalização universal no seio da humanidade O Mundo moderno cuja característica mais fundamental é o movimento de globalização que o envolve, tem nesse aspécto real e atual, histórico e temporal, local, regional e global, do qual participam e com o qual comungam todas as sociedades humanas, com seus grupos, indivíduos e comunidades, trabalhando no seu dia a dia, lutando por melhores condições, relações e situações de vida e trabalho, saúde e educação, batalhando por maiores oportunidades de estudo e emprego, combatendo o bom combate do bem, para isso abraçando uma nova e permanente cultura da paz e de justiça, e também uma nova mentalidade de não-violência, de não-agressão, de não-divisão, de não-exclusão e de não-marginalização, sem as quais é impossível gerar amizade e generosidade, fraternidade e solidariedade, novas e boas idéias com conteúdo de conhecimento de qualidade, uma ética baseada no respeito interpessoal, interativo e compartilhado, e na responsabilidade social, cultural e ambiental, uma nova e importante espiritualidade natural que tenha como princípio original Aquele que é o Fundamento de todos os fundamentos, a partir de Quem se deve gerar, processar e buscar o verdadeiro progresso, sua ordem, disciplina e organização, do que designamos como Bio-Eustática e sua insofismática crítica com funções dialéticas que a acompanha. Tal é a Genética Global que a Bio-Eustática procura compreender, de onde articula arte e religião, ciência e tecnologia, filosofia e história, ética e espiritualidade, desejando assim tornar o ser humano em geral emergente e ascendente socialmente, emancipado politicamente e evoluido econômica e financeiramente. Deste modo, a estrutura da sociedade e seu sistema de comunidades, e todo o conjunto da humanidade, caminharão continuamente crescendo material e espiritualmente. Esse movimento globalizador das sociedades contemporâneas, com seu fluxo de possibilidades e seu complexo de alternativas e oportunidades, processando o tempo e a história com culturas novas e tradicionais ricas em repertório de conhecimentos, trabalhando cotidianamente no sustento da família, lutando pelo pão de cada dia, sempre despertando novas vocações e formando novas profissões, descobrindo novos talentos, satisfazendo ao mesmo tempo seus desejos humanos e suas necessidades naturais, tudo isso, enfim, identifica a dinâmica da globalização cujo motor, origem e princípio certamente são o homem e a mulher, dependentes é claro de uma Luz Superior e de uma Força Suprema a que chamamos de Deus, o Senhor, o Criador, o Autor da Vida. 11. Identidade Global Propriedades específicas que caracterizam o processo dinâmico da globalização Eis pois os elementos constituidores da globalização hoje, aqui e agora, neste mundo em que vivemos: a) Intercâmbio cultural b) Interatividade social, política e econômica c) Compartilhamento de idéias e conhecimentos d) Interdependência humana e natural e) Polivalência científica e tecnológica f) Multiplicidade racional, consciente e inteligente g) Pluralidade artística e religiosa h) Diversidade ideológica e psicológica i) Variedade histórica e filosófica j) Alteridade moral, material e espiritual k) Projetos de generosidade, fraternidade e solidariedade l) Cultura do bem e da paz, do amor e da vida m) Mentalidade de não-violência, de não-crueldade e de não-agressividade n) Movimento permanente de abertura, renovação e libertação interior e exterior o) Processo histórico e temporal, real e atual, local, regional e global, de construção progressiva de melhores condições, relações e situações de vida e trabalho, saúde e educação para todos p) Evolução mental, corporal e espiritual q) Superação crescente de limites, como os preconceitos e superstições r) Imanência temporal e transcendência espiritual s) Emergência social, emancipação política e crescimento econômico e financeiro t) Ética baseada no respeito e na responsabilidade, na liberdade e na felicidade u) Produção constante de novas possibilidades de conhecimento, sentimento e comportamento v) Mobilização social e política, moral, cultural e espiritual por parte das populações desenvolvidas e em desenvolvimento w) Maior e melhor conscientização social, coletiva e comunitária x) Enfraquecimento das injustiças sociais e diminuição da pobreza, da miséria, da exclusão e da marginalização y) Amor, respeito e valorização de Deus, o Senhor, o Criador, o Autor da Vida z) Tendências presentes e futuras de eternização da vida e da existência humana e natural, com urgente, emergente e ascendente respeito ao meio-ambiente, compreensão de suas forças naturais e poderes ecológicos, entendimento de sua importância para a vida da humanidade, do universo e da natureza criada 12. Globalizar Fenômenos Globais O Ato de Globalizar significa a nova estrutura sistemática mundial agora em vigor, com seus caracteres globais e diferenciais, sua nova mentalidade cultural, sua diferente opção pela fraternidade e a solidariedade, pela consciência social, coletiva e comunitária, sem ignorar as particularidades e detalhes de cada situação humana e natural, seus desejos de interatividade, compartilhamento de idéias e conhecimentos, seu intercâmbio de culturas e mentalidades diversas, sua polivalência ética e sua pluralidade espiritual, sua multiplicidade artística e religiosa, moral e filosófica, científica e tecnológica, temporal e histórica, social, política e econômica. Esses fenômenos reais e atuais da globalização indicam suas tendências futuras e seu fluxo de possibilidades, seu complexo de alternativas e oportunidades para todos e cada um, o que manifesta o novo conceito de sociedade humana onde sua unidade e diversidade trabalham juntas e unidas em torno do progresso material e espiritual de seu povo, seu crescimento econômico e financeiro, sua emergência social e sua emancipação política, sua evolução física e mental e seu desenvolvimento cada vez mais e melhor ordenado, disciplinado e organizado, identificando o reflexo da inteligência humana proporcionando soluções para os seus problemas, respostas positivas e otimistas para as suas dúvidas e incertezas vivenciais e existenciais, em um compromisso radical e responsável com a experiência real cotidiana. De fato, globalizar tem o sentido de cair na real, interagir com as pessoas, relacionar-se necessariamente com a problemática da vida, dentro de uma condição e relação interdependentes, como se realmente nós dependêssemos uns dos outros, característica essa que é um fenômeno bem próprio da globalização. Sim, somos dependentes uns dos outros. Precisamos, temos necessidade de intercâmbios culturais e sociais, políticos e econômicos, temporais e históricos, reais e atuais, locais, regionais e globais. Tudo isso representa o caráter personalizado da globalização. Essa é a sua cara, O seu Eu Global. A sua consciência de globalidades e diferenças. A sua razão detalhada e universalmente inteligente. A sua Mente Cósmica, natural, ambiental e ecológica. A sua Racionalidade real ou a sua Realidade racional. A sua experiência das ordens humanas e naturais, suas leis hierárquicas, institucionais e constitucionais, seu direito legal e legítimo. Tal o sentido da Globalidade Diferencial que caracteriza o mundo moderno. Eis pois o que significa globalizar. 13. Interatividade Global Parece que o mundo atual se transformou em uma rede de interações complexamente disponibilizadas, onde se compartilham através de suas diversas regiões e localidades historicamente definidas e temporalmente determinadas espalhadas pelo Globo conhecimentos ricamente produzidos, relacionamentos eticamente bem ou mal orientados e comportamentos espiritualmente fracos e fortes, possibilitando ora boas ou más relações sociais e culturais, políticas e econômicas, intercâmbios de pessoas e interdependências de grupos e indivíduos, interagindo assim uns com os outros, a partir de suas diferenças interpessoais e ideais coletivos, tendo em vista a construção de um mundo melhor, em que as sociedades humanas, naturalmente constituidas e culturalmente desenvolvidas, possam usufruir dos benefícios de uma boa saúde física e mental, e de um ótimo bem-estar material e espiritual, todos enfim trabalhando em favor de uma humanidade mais feliz e pacífica, não-violenta e sem agressividade, mais ordeira e fraterna, mais livre e solidária, mais amiga e generosa, que propicie sempre o bem para os seus, habitantes da natureza criada e do universo sem limites. Esse processo interativo caracteriza a globalização que vemos hoje. 14. A Era do Compartilhamento O Fenômeno globalizador dos conhecimentos adquiridos, dos sentimentos vividos e das experiências consumadas, tem permitindo o intercâmbio de culturas e mentalidades, a interatividade de princípios e valores de vida, a cooperação fraterna e solidária e a colaboração entre povos vizinhos e distantes, provocando o compartilhamento de programas políticos e econômicos, de atividades científicas e tecnológicas, de ações artísticas, religiosas e filosóficas, de atitudes morais e espirituais, de campanhas sociais e interculturais, o que está transformando para melhor as relações humanas e naturais, proporcionando saúde coletiva e bem-estar interpessoal, e propiciando uma outra, nova e diferente maneira de encarar o mundo e olhar a vida de cada dia, minuto e segundo, o que reflete ainda a disposição humana de crescer em grupo ou individualmente, evoluir na consciência e na liberdade, progredir espiritualmente e se desenvolver de modo estável e sustentável, caminhando com a preservação do meio-ambiente e de suas boas iniciativas ecológicas. Assim evolui a humanidade. Vivemos compartilhando conteúdos positivos de conhecimento, boas idéias e grandes ideais, tendo em vista o progresso estrutural e sistêmico de todas as sociedades. Eis a constante metamorfose que se opera ontem e hoje, e no futuro, no interior das comunidades humanas locais, regionais e globais. A Vida evolui sempre. 15. Seres Globais Nossos intercâmbios culturais, relações sociais e interatividades de idéias e conhecimentos, e o modo de compartilhamento de conteúdos e programas espirituais, nos fazem pessoas globalizadas e globalizadoras, envolvendo nosso meio-ambiente e nossa natureza física e mental nesse processo de construção de um universo onde possam reinar a cooperação mútua e a colaboração recíproca, pontes para a fraternidade universal e a solidariedade entre populações locais e regionais, e globais. A Globalidade nos caracteriza. O Todo e as partes, o uno e o diverso, nos ligam e nos tornam seres independentes e interdependentes, quando nos vemos de verdade dependentes uns dos outros, embora autônomos e personalizados, pois precisamos satisfazer nossos desejos, anseios e aspirações e realizar nossos sonhos, necessidades e esperanças, o que na vwerdade só é possívwel quando interagimos uns com os outros, nos ajudamos mutuamente, desenvolvendo nossa criatividade, talentos e carismas em favor uns dos outros, de seu crescimento em sociedade, da evolução de sua consciência e liberdade, de seu progresso ético e espiritual, e desenvolvimento sustentável de suas ações e atitudes que nos façam bem reciprocamente. Somos globalidade. A Unidade e a diversidade são propriedades nossas. Caminhamos para o Todo quando seremos tudo a partir de nossas partes, detalhes e particularidades, diferenças e singularidades. As diferenças nos unem. 16. Sustentabilidade O Ato de sustentar alguma coisa ou sustentar-se a si mesmo pressupõe a garantia de estabilidade nesta vida, segurança nos negócios e tranquilidade nas atividades. Deste modo, se constrói algo sustentável, em sintonia com o progresso humano e a causa ambiental, buscando-se o compromisso responsável com um presente de qualidade material e espiritual e um futuro rico em saúde física e mental e bem-estar na consciência e seus valores e princípios de experiência e na liberdade geradora de criatividade, excelência de virtudes, opções do bem e da paz, fundamentos de bondade e convergência de ações e concordância de pontos de vista, cooperação fraterna e colaboração solidária. Assim, se produz um mundo globalizado, globalizador do cotidiano e globalizante no sentido de envolver todos os comportamentos humamos e naturais, sociais e econômicos, políticos e culturais, no universo de possibilidades construidoras da felicidade temporal e eterna, para isso qualificando o trabalho e a educação, melhorando os sistemas de saúde e transporte, enriquecendo as relações e os negócios nas empresas, no comércio e na industria, definindo pois a realidade como ferramenta de construção do progresso, e de evolução da liberdade e de uma consciência positiva e otimista do tempo e da história. Desta maneira, se faz a vida. Ainda mais hoje quando todos se movimentam para gerar alternativas de sucesso e prosperidade nas ações desenvolvidas e nos trabalhos empreendidos, potencialidades de bom emprego e grandes possibilidades de construção de conhecimentos, sentimentos e experiências que só ajudem a vida a ser melhor, o universo a ser mais grande e a natureza mais prazeirosa e alegre e boa de ser vivida. Assim nos tornamos sustentáveis. 17. Intercambiando... O Mundo atual assiste ao fenômeno da mobilização humana e social por uma vida de qualidade e progresso material e espiritual, desenvolvimento sustentável, evolução de sua consciência e liberdade, crescendo sempre em direção a uma existência de saúde física e mental quase perfeita e de um bem-estar econômico que batalha contra as ameaças do analfabetismo, da pobreza e da miséria, da violência urbana e rural, da agressividade das massas populares em luta por dignidade humana e garantia de seus direitos sociais. Nesse processo dinâmico de mobilização e interatividade, realiza intercâmbios culturais, troca de idéias, convergência de virtudes, conhecimentos e experiências, e concordância de opiniões e pontos de vista diversos e adversos, diferentes e contrários, mesmo que as contradições da realidade cotidiana ofereçam riscos e perigos para uma vivência de sustentabilidade política e financeira, social e cultural. Apesar do progresso positivo das sociedades humanas, o mal ainda persiste, e é causa de transtornos, enfermidades e agressividades de todo gênero e espécie. No entanto, o mundo evolui, a natureza transcende seus limites e o universo cresce para uma realidade maior e melhor que si mesmo, ultrapassando as fronteiras da razão, superando os determinismos da inteligência e transcendendo quando possível as alternativas de uma racionalidade criadora de possibilidades variadas, desde trabalho e emprego de qualidade até uma vida recreativa, artística e esportiva que vai até além das medidas da imaginação. Assim, nesse troca-troca de experiências cresce a comunidade humana, tal a globalidade que presenciamos aqui e agora. De qualquer maneira, estamos sempre globalizando. 18. Independência e InterDependência Hoje, mais do que nunca, os povos e nações do mundo inteiro não querem ficar sozinhos isolados do resto do Planeta mas ao contrário mantêm relações intercambiais, interações interdependentes, cooperações compartilhadas mutuamente, colaborações reciprocamente interagidas visando o crescimento estável, tranquilo e seguro, e sustentável de suas populações locais, regionais e globais e seus territórios temporais e históricos, desenvolvendo então outras alternativas de trabalho e emprego, novas possibilidades de negócios e empreendimentos, diferentes opções de investimento, produção e consumo de bens, propriedades e mercadorias, grandes potencialidades de saúde social e bem-estar coletivo, gerando nas sociedades globalizadas gigantescos intercâmbios de consciências, culturas e mentalidades, de modo a produzir atividades de qualidade de vida e trabalho, saúde e educação, ações políticas abertas à geração de comunidades interativas, atitudes renovadoras e libertadoras de novos meios de produção agrícola, industrial e empresarial, tendo em vista pois o bem-comum das sociedades visadas, o seu desenvolvimento sustentável, a evolução de suas consciências e liberdades, e o progresso de suas gentes e sociedades em vias de crescimento polivalente e multifuncional, originando ora diversas produtividades culturais, científicas e tecnológicas, variadas ascensões sociais culminando com o bem-estar populacional. Assim se globalizam os conhecimentos adquiridos, os comportamentos éticos bem direcionados e bem orientados, e as atitudes espirituais cuja dignidade maior e melhor é poder contar com o Criador, Autor da Vida, Deus e Senhor de nossas experiências cotidianas, em nossos trabalhos e ações colaborativas. Tal o processo globalizador das sociedades que nos faz crescer e evoluir como pessoas humanas, naturais e sociais. Eis o progresso da humanidade em nossos dias atuais. 19. Dependemos uns dos outros Neste início de século XXI, aqui e agora, assistimos a um momento cotidiano onde as relações entre as pessoas são múltiplas, polivalentes e de muitas funções, interagindo em suas famílias e trabalhos, compartilhando entre si dentro ou fora da rede Internet conteúdos de conhecimento e sentimentos de otimismo, saúde e bem-estar, produzindo então sociedades de alternativas plurais, opções diversas e possibilidades variadas, que se distribuem social e coletivamente para constituirem o progresso dos povos, seu desenvolvimento sustentável, a evolução das consciências e das liberdades, crescendo todos e cada um ao somar esforços, empenhos e atividades que fazem multiplicar-se a natureza das comunidades reais e virtuais gerando situações de desenvolvimento em que cada qual procura no convívio humano o que é bom para si e os outros e o que lhes fazem bem socialmente. Tal o universo de globalização onde nações e populações inteiras se relacionam mutuamente para melhorarem suas formas de vida e jeitos de viver e existir, definindo valores e princípios que orientam a todos no bom caminho da vida e determinando circunstâncias tais identificadas com o bem viver das sociedades, um processo que não termina mas que evolui condicionando outras, novas e diferentes realidades e comportamentos, segurança e garantia de vivências e experiências onde reinam a estabilidade financeira, a sustentabilidade ideológica e psicológica e a tranquilidade moral e espiritual. Tal realidade é proporcionada por esse contexto globalizado onde uns ajudam os outros, muitos dependem de muitos, e assim avançam e progridem construindo melhorias e boas condições de vida e trabalho para todos. Nessa estrada, a política evolui, a economia progride, a cultura se distribui e as sociedades avançam conquistando novos tempos de virtudes e ações positivas e elevadas e diferentes espaços de evolução psicológica e espiritual. Ganham todos e cada um. 20. Não somos ilhas Categorias como saúde coletiva e bem-estar social, empreendedorismo e sustentabilidade, cidadania e emergência humana, emancipação política e convergência econômica e financeira, repertório cultural e concordância de ideologias, culturas e mentalidades, interatividade digital e compartilhamento virtual, rede internet e teia de virtualidades, cooperação de povos e colaboração de nações, fraternidade universal e solidariedade mútua, hoje em dia, substituem o desejo de ficar só e viver na solidão, superando então o vazio do isolamento e o nada do individualismo, pois estamos no início do século XXI, um mundo globalizado e que globaliza tudo e a todos, tornando possível o intercâmbio de populações e comunidades inteiras, permitindo assim o progresso das sociedades, a preservação e defesa do meio-ambiente, o desenvolvimento sustentável, a evolução da consciência e da liberdade, o crescimento físico e mental, psicológico e emocional, material e espiritual, de modo equilibrado e otimista, razão de uma humanidade próspera e de sucesso, livre e feliz, fraterna e solidária, ordeira e pacífica. Tal o fim e objetivo da globalização: propiciar saúde e bem-estar para todos e cada um do Planeta. 21. Caminhar juntos e unidos Os efeitos positivos de um processo globalizador é que se identifiquem com práticas de otimismo e vivências de equilíbrio proporcionando intercâmbio de mentes e pontos de vista, interagindo ideologias, culturas e mentalidades diversas e plurais, fazendo compartilhar entre si projetos e programas de conteúdos e matérias causadores de saúde coletiva e social e bem-estar individual, quando então todos e cada um dos habitantes do Planeta abracem experiências de solidariedade mútua e fraternidade recíproca, construindo responsabilidades e compromissos com a democracia dos povos e seus constituintes de desenvolvimento sustentável onde se busque preservar a natureza e a ecologia mantendo as necessidades naturais das presentes e futuras gerações, que procuram a evolução de suas consciências e liberdades. Deste modo se fazem processos de globalização. Permitindo o progresso material e espíritual das populações locais, regionais e globais, e seu crescimento físico, mental e emocional, psicológico e social. Assim geramos diferentes alternativas globalizantes em que nações emergentes e em desenvolvimento caminhem para o desenvolvimento próprio em termos de políticas emancipadoras, culturas ricas em repertório, sociedades emergentes e economias férteis e fecundas, produtoras de fundamentos sensatos para sociedades diversificadas. Desta maneira se produz a geração globalizadora globalizada pelas iniciativas das sociedades em busca de progresso. Gera-se então sociedades e comunidades globalizadas, interdependentes e intercambiais. Pois dependem umas das outras. 22. Conectados no tempo Vivemos a Era do Conhecimento e do Compartilhamento, da Ética Solidária e da Espiritualidade Fundamental, quando valores morais e sociais são trocados uns com os outros, e princípios espirituais enraizam atitudes, são bases de comportamentos sustentáveis e fontes de uma vida de dignidade humana e de virtudes naturais e culturais, tornando o dia a dia de pessoas, grupos e comunidades momento de crescimento econômico, desenvolvimento psicológico, evolução da consciência e da liberdade, e progresso de sociedades diversas e diferentes, que buscam saúde para suas populações e bem-estar social e coletivo para suas gentes incluidas, conectadas mutuamente e antenadas com um mundo de globalização constante, onde as culturas fazem intercâmbios permanentes e as mentalidades descobrem novas visões de mundo e de sociedade e variados pontos de vista que só fazem dilatar as relações humanas e sociais e familiares, articulando-se então um cotidiano fértil de onde se abstrai conhecimentos profundos que se transformam em experiências que interferem na melhoria política, social, econômica e cultural da humanidade. Assim neste contexto globalizado de ambientes intercambiantes evoluimos construindo uma razão de fundamentos absolutos e definições necessárias, condição de liberdade e felicidade para todos e cada um dos que habitam este mundo em que vivemos, nos transformando para melhor e progredindo material e espiritualmente. Isso é sinal de que Deus existe. De que o Senhor mantém a bondade da vida e o bem que as pessoas fazem. É Ele quem sustenta ações de tranquilidade, segurança e estabilidade no tempo e para além da história. Essa realidade de bons momentos para as sociedades modernas é uma das características deste início de século XXI em que se constata a beleza das mulheres e suas famílias, a coragem dos homens que vão e voltam do trabalho, a grandeza de um cotidiano fundado em princípios razoáveis e valores inteligentes que condicionam um comportamento social de bem com a vida e em paz com sua consciência. Este o mundo globalizado de hoje. De coisas boas mas também ruins. Se o positivo existe e o otimismo é a marca do desenvolvimento sustentável, não podemos no entanto esquecer de que o mal insiste todos os dias e todas as noites querendo impedir o nosso progresso espiritual e a evolução de nossa psicologia humana e natural. Somos agentes globalizantes. Globalizados, empreendemos progresso às sociedades de hoje. Deus é bom e amigo da gente. 23. De onde viemos ? Para onde vamos ? Qual o sentido da vida ? A partir de uma visão otimista da história da consciência da humanidade, neste início de século XXI, constatamos que eu, uma pessoa humana, sou eu e minhas relações na rua, no trabalho e na família; sou eu e minha situações cotidianas quando interajo com grupos e comunidades e com eles compartilho conteúdos de conhecimento e matérias de ética e espiritualidade construindo uma vida melhor; sou eu e minhas circunstâncias de vida quando experimento solidariedade entre indivíduos e fraternidade entre cidadãos de sociedades que cooperam e colaboram entre si para o progresso de seus campos e cidades, evolução de sua consciência e liberdade, seu desenvolvimento sustentável e crescimento em saúde física e mental e emocional e bem-estar social, material e espiritual. Isso reflete um mundo conectado e globalizado real e atual de intercâmbios coletivos e interativos e de momentos criativos e originais e inovadores quando vivenciamos instantes de felicidade que parecem querer durar para sempre. Tal o contexto globalizador da realidade e esse ambiente de relacionamentos independentes e interdependentes onde produzimos otimismo nas relações, o sorriso das crianças e das famílias, e a alegria de saber e se conscientizar de que Alguém nos mantém vivos e sustenta nosso estar de pé e poder trabalhar e viver condicionando vida boa e saudável e agradável para nossas famílias e sociedades. Esse Alguém acredito que seja Deus, o Senhor da vida, do tempo e da eternidade. Isso mostra e revela o universo de globalização que nos rodeia, realizador de sonhos, e que satisfaz quem anda de bem com a vida e em paz com sua consciência. Essa realidade positiva não deve nos fazer alienados e ignorar o outro lado do cotidiano, o mal e a violêncioa à nossa volta, que nos circula tentando derrubar a uns e a outros. Todavia, abraçando o bem e uma vida de paz e tranquilidade, de repouso e equilíbrio, de calma interior e otimismo de vida, é possível superar as contradições do tempo e os distúrbios do cotidiano e levar adiante uma vivência de harmonia e sintonia com as pessoas, o universo e a natureza. Tal o presente histórico que o fator globalização nos oferece nos dias de hoje, aqui e agora.

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