sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Filósofo

Filósofo
O Produtor de Idéias

Momento Inicial

O Discurso do Pensamento e seus limites, tendências e possibilidades – eis o conteúdo global e diferencial deste livro simples, hunilde e pequenino.
Mostramos aqui e agora a filosofia e suas consequências na ordem da construção de idéias, seu momento vivencial e sua articulação ainda com os sentimentos humanos.
Uma obra para iniciantes em filosofia.
Sejam felizes, alegres e contentes.

Momento Essencial

1) O que é filosofar ?

O que é filosofar ?
Filosofar é refletir, questionar-se, interrogar-se, perguntar-se a respeito do sentido da vida, das origens da existência, das razões de viver: de onde eu vim ? para onde eu vou ? o que eu faço neste mundo ? quem sou eu ? quais são os princípios do conhecimento ? quais são os fundamentos da realidade ? é possível des-cobrir a verdade fundamental que dá sentido à vida e razão à existência ? Des-cobrir a verdade, tirar suas cobertas e vê-la totalmente nua ?
Filosofar igualmente é tentar responder a estas questões, oferecendo a todos uma explicação razoável ou racional com relação a elas, compreendendo-as com consciência real, juizo racional e bom-senso natural.
Filosofar portanto é fazer uso da razão ou inteligência tendo em vista fundamentar e dar sentido a sua vida e razões a sua existência.

2. Metodologia Filosófica
Ordem mental, disciplina racional
e organização do pensamento

1) Reflexão
2) Interrogação
3) Explicação
4) Método (investigação)
5) Sistema (relação, interação e articulação
das partes com o todo e vice-versa)
6) Estrutura (visão global e diferencial
do conteúdo apresentado)
7) Estratégia (plano de ação visando resultados)
8) Projeto (planejamento com um objetivo final)
9) Organização (ordem estabelecida)
10) Planejamento (projeto inicial, médio e final)
11) Logística (trabalho planejado, ordenado e organizado)


3) História da Filosofia
O Pensamento em Movimento

3.A. História do Pensamento
a) Idade Antiga
(Séc.VI a.C. até o Séc. IV d.C.)
Ambiente histórico, temporal e espacial: O Mundo grego, especificamente, sua mitologia, sua tradição cultural, seu culto aos deuses, suas expressões artísticas e religiosas, sua sociedade pluralista, sua política democrática, sua moral pessoal e social, culminaram e chegaram à Paidéia, na qual o processo educacional de formação do homem grego colocava em destaque principalmente a sua racionalidade filosófica, ordenadora do caos e organizadora do conhecimento até então conquistado pelo povo grego, cujo saber englobava toda a sabedoria milenar dos povos antigos.
a.1. Os filósofos pré-socráticos
Fundamentalmente, a ARKÉ – o princípio da vida - era o tema central desenvolvido pelos pensadores anteriores a Sócrates. Alguns, como Tales de Mileto, diziam que a ARKÉ era a água; Anaximandro, o Ápeiron; Heráclito. o fogo. O COSMOS(Universo), seus princípios, meios e fins, centralizava todas as atenções, envolvia então todos os pensadores, atingindo também toda a sociedade grega antiga.
a.2. Sócrates
“Sei que nada sei” era o ponto-de-partida de Sócrates para a articulação, construção e desenvolvimento de suas idéias, que culminavam na Maêutica(criação/parto de idéias). Tal processo maiêutico(ignorância/ironia/crítica/dialética) constituia o fundamento básico dos diálogos de Sócrates.
a.3. Platão (Academia)
A Ideologia platônica baseia-se no famoso “Mito da Caverna”, onde, na escuridão da caverna, o homem, visualisando sombras(imagens), descobre a luz do Sol(a reflexão da razão inteligente). De acordo com Platão, as idéias – em sua reminiscência – estão em um mundo além e se refletem em nossa inteligência pensante. Essa lembrança(memorização das idéias) é o sentido da vida humana terrestrre e natural. A Idéia de Bem é a maior e melhor das idéias, identificando-se com Deus, a Idéia de Bem Superior. Sua filosofia tem um significado teórico e prático, atuando no campo do conhecimento e no campo da ética(virtudes morais), cujo aperfeiçoamento se dá na Política(República de Platão, em que o Rei-filósofo é seu principal protagonista).
a.4. Aristóteles (Liceu)
Profundamente naturalista e realista, o pensamento aristotélico se origina nas ciências naturais(anatomia, zoologia e botânica); cresce com a moral e o conhecimento(teoria da abstração, onde, através dos sentidos, a inteligência chega à experiência); e evolui para a lógica e a metafísica(a filosofia do ser).
a.5. Correntes Filosóficas
(Estoicismo/Destino – O Estoicismo é uma doutrina filosófica em que o destino das pessoas, da natureza ou do universo, ocupa o centro das atenções, em função do qual gira a vida pessoal e social, individual e coletiva das comunidades humanas que o adotam. O Destino pode ser uma fatalidade, uma catástrofe, um desígnio natural, uma intencionalidade divina ou um desejo religioso. / Hedonismo ou Epicurismo/Prazer – Esta doutrina filosófica tem como ponto fundamental de suas atitudes, idéias e sentimentos, o prazer, o gozo, a alegria, a felicidade, o contentamento, o desejo de amar, o desejo de viver, o desejo de criar e gostar dos seres e das coisas que estão dentro e fora de si. É uma teoria/prática otimista e positivista em relação à vida, ao meio-ambiente humano, natural e cultural nos quais todos estão incluídos, inseridos e envolvidos. / Ceticismo/Dúvida/Incerteza - Tal doutrina filosófica coloca a dúvida e a incerteza como motores de suas atividades humanas, reais e racionais, naturais e culturais, temporais e espaciais, envolvendo-se inclusive com a área política, social e econômica, com interesses igualmente no campo artístico, científico, filosófico, histórico, moral e religioso. Têm a certeza de que nada está certo. Duvidam da possibilidade do conhecimento, da construção da verdade e da certeza em si. / Dogmatismo/Certeza/Verdade – Os dogmáticos acreditam na viabilidade do conhecimento, da criação de idéias lógicas e dialéticas, com as quais possa-se chegar à verdade. Crêem no conhecimento certo e verdadeiro, a partir de que propiciam melhores condições de vida, saúde e educação para todos e cada um dos membros que vivem em sociedade. Historicamente, no seio da humanidade, vêm criando, construindo e desenvolvendo a chamada sociedade do conhecimento, origem de um mundo novo, aberto e liberto de preconceitos e superstições, de prisões ideológicas e divisões sócio-econômicas, de opressões políticas e escravidões morais e culturais. Aceitam pois, e trabalham para isso, a ordem e o progresso dos povos e nações do mundo inteiro. / Idealismo/Platão – O Platonismo cultiva o idealismo, o racionalismo, a supremacia das idéias sobre a matéria e a experiência. São mais teóricos do que práticos. Acreditam nos sonhos e no poder da imaginação. São irrealistas. / Naturalismo/Realismo/Aristóteles – O Pensamento aristotélico é mais realista e natural, segue a natureza e seus fenômenos biológicos e ambientais, muito sensível, realista e experimental, tremendamente científico, lógico, transcendental, vivendo bem o cotidiano da vida das pessoas. / Sofismo/Sofistas – Os sofistas aceitam o ceticismo, o individualismo e o relativismo, trabalhando com a dúvida metódica, retórica e argumentativa, e ainda enfatizando mais as perguntas, questões e interrogações ,
desprezando pois as respostas e os critérios de competência, autoridade e idoneidade. / Relativismo/Heráclito – Os relativistas acham que tudo é relativo, nada é absoluto; tudo é inconstante, nada é permanente; tudo é instável, nada é duradouro; tudo é movimento, nada é eterno ou está em repouso. Não acreditam em Modelos ou paradigmas perfeitos e absolutos. Não aceitam autoridades, competências, idoneidades. / Absolutismo/Parmênides – Os absolutistas crêem em símbolos e idéias permanentes, imagens e valores estáveis, práticas e vivências constantes. A Verdade tem que ser absoluta. / Indeterminismo/Anaximandro/Ápeiron – Baseado no conceito de Ápeiron, princípio indefinido da vida e origem indeterminada da matéria, os seguidores desta teoria fogem da ordem lógica das idéias, da disciplina do pensamento e da possibilidade de organização do conhecimento. / Ecletismo – Os ecléticos querem de tudo o melhor possível, de todas as coisas as melhores partes, de todas as doutrinas as melhores teorias. De tudo e de todos, tiram o melhor, e desse melhor fazem uma nova Ideologia. / Realismo Natural e Imaginário/Pitágoras, Tales, Demócrito, Zenão de Eléia)
b) Idade Média
(Séc.IV d.C. até o Séc.XIV d.C.)
Ambiente histórico, temporal e espacial: O Repertório político, social, econômico e cultural recebido dos povos antigos (China, Índia, Egito, Mesopotâmia, Fenícia, Hebreus, Caldeus, Gregos e Romanos, atingiu o período medieval, criando, ecleticamente, uma nova mentalidade cultural, onde o centro das atenções era a religião católica, de onde partiam a Patrística (séc.IV) e a Escolástica(séc.XIII) principalmente. A Teologia e a religião eram o contexto ambiental que prevalecia à época.
b.1. Patrística(Santo Agostinho, Justino, Clemente)
A Escola Patristica apresenta a importância da graça de Deus em nossa vida cotidiana.
b.2. Escolástica(São Tomás de Aquino, Santo Alberto Magno, Santo Anselmo)
A Escola Escolástica mostra a boa relação que deve haver entre fé e razão(a fé ilumina a razão e a razão esclarece a fé).
c) Idade Moderna
(Séc. XIV d.C. até o Séc. XVIII d.C.)
Ambiente histórico, temporal e espacial:Agora, surge um novo humanismo, novas idéias, novos conhecimentos, que invadem a razão humana e suas manifestações sociais e políticas, econômicas, morais e religiosas, naturais e culturais. A razão substitui a religião.
c.1. Racionalismo(Descartes, Spinoza, Montesquieu, Voltaire, Rousseau)
c.2. Empirismo(Locke, Hume, Newton, Lavoisier, Galileu, Copérnico)
c,3. Renascimento, Iluminismo e Revolução Francesa(1789) – Kant e Maquiavel
As condições de possibilidade do conhecimento, definidas por Immanuel Kant, resumem certamente o que foi o período moderno, no qual se confrontaram o racionalismo(o conhecimento se dá a partir da racionalidade) e o empirismo(o conhecimento se dá a partir da experiência), Kant, filósofo alemão, sintetizou os dois pensamentos conflitantes, e, através de um mecanismo verdadeiramente eclético, formalizou o pensamento moderno, cujo conteúdo proporcionou causas e consequências, influenciando todo o contexto histórico e filosófico da época, contagiando a política de Maquiavel, a economia de Adam Schimidt, a sociedade humana naturalista e culturalista francesa, inglesa e alemã, a pluralidade cultural que mais tarde deu origem ao capitalismo moderno, ao socialismo comunista de Marx e Engels, e outrossim propiciando estabilidade e progresso na arte e na religião, na moral e nos costumes virtuosos que então emergiam.
d) Idade Contemporânea
(Séc. XVIII d.C. até os nossos dias de hoje)
Ambiente histórico, temporal e espacial: A Formação dos Estados Nacionais, o progresso e desenvolvimento das nações, a evolução cientifica e tecnológica, novas artes e religiões, o crescimento do esporte, uma nova visão-de-sociedade, conflitos e guerras internas e externas, nacionais e internacionais(as duas grandes guerras), o existencialismo, a consciência do mundo e da história, os novos meios de comunicação social, uma nova visão-de-Deus, o Capitalismo e o Socialismo(Comunismo), o Cristianismo e o Catolicismo, enfim, a sociedade do bem-estar e do bem-comum, eis algumas características do mundo atual.
d.1. Cientificismo(Ciência e Tecnologia, Nanotecnologia, Biodiversidade, Robótica, Transgênicos, o Genoma humano, Genética, OGM – Organismos Geneticamente Modificados, Inteligência Artificial, Circuito Integrado, MicroInformática, a Ciência Eustática e Insofismática), Capitalismo(Dinheiro, Burguesia, Mercantilismo, Liberalismo, Neo-liberalismo), Socialismo/Comunismo(Trabalho), Socialismo Utópico, Socialismo de Estado, Social-Democracia, Neo-Tomismo(Aristóteles), Existencialismo(Existência precede a Essência, Finitude, Ser-no-mundo, Temporalidade, Espacialidade, Historicidade, Humanismo e Liberdade, Valorização do Eu e da Subjetividade, a Pessoa humana, seu caráter, sua personalidade), Historicismo(Tempo e História), Intuicionismo de Bergson, Cristianismo/Catolicismo e outras filosofias religiosas
d.2. Karl Marx e Engels, Hegel, Bergson, Marcel, Sartre, Heidegger, Piaget, Freud, Nietzche, Farias Brito, Alceu de Amoroso Lima, Althusser, Deleuze
Sinteticamente, a filosofia cristã(o catolicismo, o protestantismo e os evangélicos), novas visões de Deus, do homem e da mulher, e suas diferenças e limitações(índios, negros, mulheres, mercado de trabalho, profissões e vocações), a filosofia capitalista, a filosofia socialista, a filosofia existencialista, a fenomenologia, o historicismo, o cientificismo e o progresso tecnológico, as atividades esportivas, a globalização, a economia de mercado, os meios de comunicação social(rádio, televisão, telefone celular, cds e dvds, computador, internet, informática), a internacionalização do poder( ONU, OEA, UNESCO, FIFA, COMUNIDADE EUROPÉIA, MERCOSUL, FMI, ALCA, as constituições e instituições federais, estaduais e municipais dos povos e nações do mundo inteiro, sua interação, inter-relação e interdisciplinaridade, tudo isto, enfim, caracteriza o pensamento filosófico contemporâneo, com seus princípios, razões e fundamentos básicos.

4. A Lei do Pensamento – 1) Penso, para conhecer. 2) Conheço, para descobrir a verdade. 3) Descubro a verdade, para ser livre. 4) Atinjo a liberdade, para ser feliz. 5) Chego à felicidade, para ser eterno. 6) Mergulho na Eternidade, para me encontrar com Deus, o Senhor. 7) Encontro-me com Deus, o Senhor, no interior do silêncio. 8) No silêncio, desejo pensar. Estas são as 8 leis do pensamento.

5. A Ordem do Pensamento

A Racionalidade humana tem como uma das suas funções principais a capacidade de ordenar o caos, organizar as idéias, estruturar o pensamento e sistematizar, sintetica e analiticamente, símbolos, valores e vivências, idéias e ideais, teorias e práticas, do homem e da mulher, criaturas de Deus, o Senhor, Inteligência Suprema, Razão Superior, Criador, o Autor da Vida.
Pensar ordenadamente,
organizadamente,
logicamente,
sinteticamente,
analiticamente,
estruturalmente,
sistematicamente: eis a tarefa fundamental do pensamento, que, deste modo, cria a vida, soluciona problemas,
enfrenta obstáculos, supera barreiras, ultrapassa preconceitos e superstições, transcende limites, definições, determinações e condicionamentos, proporcionados pelo tempo presente e pela história humana, no cotidiano da vida.
Assim, o conhecimento é melhor adquirido, mais facilmente alcançado, vencendo a confusão mental e a complicação racional, abrindo pois as portas da liberdade do pensamento reflexivamente vivido.
Outrossim, realiza-se desta maneira a felicidade do homem e da mulher, com suas causas, intenções e finalidades
gratuitamente possibilitadas.
Boas idéias, bons pensamentos e bons ideais são origem de saúde e bem-estar para a humanidade, fonte de respeito e sinal de responsabilidade, melhor liberdade e maior felicidade para todos, ponto de equilíbrio entre o juízo e o bom-senso, os quais honram, bendizem e glorificam a Deus, o Senhor, Mente Superior, base radical do pensamento humano e princípio fundamental da razão presente e insistente no homem e na mulher.

6. A Origem das Idéias - A Adequação do pensamento com a realidade produz o conhecimento (idéias). Na verdade, o conhecimento nasce quando a ra cionalidade, através dos sentidos, apreende ou abstrai o real, o objeto concreto da realidade sensível. Tal processo de construção do conhecimento (idéias) é chamado de Teoria da Abstração ou Apreensão.

7. A Presença da Mulher na constituição do Pensamento Filosófico Brasileiro, segundo o Professor Joaquim Teixeira Batista das Neves

A Nova Filosofia Brasileira se apresenta como lugar de encontro de diversos pensadores locais, regionais e globais, dentre eles se destacam mulheres (filósofas) , que incluíram na atual filosofia brasileira terminologias novas, de significados profundos, determinantes na produção moderna do pensamento brasileiro. Novas terminologias, conceitos e definições, geradoras de novas idéias, novas teorias, novos pensamentos, sentimentos e comportamentos. Palavras, tais como: dependência, eustático, insofismático, alienação cultural, prisões ideológicas, racionalidade mítica, subjetividade objetiva, segurança dialética, indefinição epistemológica, relatividade axiológica, fenomenologia inconsciente, dogmatismo hermenêutico, lógica do concreto, imortalidade metafísica, ontologia do singular, visão global e diferencial, teleologia da história, terapia filosófica e outros termos de origem filosófica. Para isto, colaboram ainda hoje Professoras de Filosofia, muito conhecidas nacional e internacionalmente, como por exemplo Marilena Chauí, Vera Lúcia Vidal, Vânia Ferreira, Creusa Capalbo, Eliane Portugal, Kátia Muricy, Ana Maria Garcia, Nilce Bernadete, Creusa Brito Feitosa, Maria da Conceição Rachid, Grétia Viana Novaes e Celise Barreiros Laviola.
Hoje, neste momento, o Pensamento Filosófico Brasileiro espalha-se pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, por todo o Brasil e o mundo inteiro.
Crescendo, progredindo e se desenvolvendo, a nova e original filosofia brasileira tende a ser, no meio de nós, um caminho aberto, renovado e libertador, a partir do qual certamente o povo sofrido e trabalhador brasileiro encontrará a solução para seus problemas mais urgentes, a resposta positiva e otimista para seus desejos mais necessários, destruindo então preconceitos e superstições, e construindo uma nova mentalidade cultural, uma cultura viva, onde os conceitos, idéias, valores e vivências articulem uma sociedade mais livre e feliz, abençoada por Deus, o Senhor.
Parabéns âs mulheres pensadoras do Brasil.

8. Aristóteles e Paulo Freire: Ética na Educação

O Pensamento Aristotélico e o Pensamento PauloFreiriano relacionam-se, interagem, possuem uma mútua reciprocidade em suas idéias sobre a ética ligada à educação.
Entendendo ética como o comportamento consciente do ser humano, tendo em vista valores e vivências respeitosas e responsáveis; e educação como o processo de ensino-aprendizagem desses mesmos valores e vivências, no sentido de obter um comportamento, como disse, consciente, respeitoso e responsável, podemos afirmar que Aristóteles e Paulo Freire assemelham-se propriamente em seus pontos-de-vista comuns, onde a ética na educação tem um papel bastante específico, de caráter global, regional e local.
Segundo Aristóteles, o naturalismo é a base fundamental da educação, proporcionando ao homem e à mulher um sentido ethos(ético), em que o significado natural dos seres e das coisas, animados e inanimados, e da vida humana, favorecem o comportamento de indivíduos e grupos sociais, que então passam a agir segundo a sua natureza própria, o seu meio-ambiente ecológico, nela, com ela e para ela. Assim, a natureza influencia o comportamento ético, que é fundamentado por uma educação natural.
Em Paulo Freire, a educação libertadora se dá política, econômica, social e culturalmente, a partir pois da natureza material e imaterial, onde as pessoas envolvidas em tal processo educador, juntas e unidas, individual e comunitariamente, buscam criar e desenvolver mecanismos de libertação corporal, mental e espiritual, utilizando-se de símbolos, idéias, valores e vivências da própria comunidade local, regional e global, dentro da qual estão inseridas.Desde então, as atitudes destas pessoas se originam de uma educação naturalmente realista- naturalismo e realismo - libertadora, transformadora, na qual se procura um caminho maior e melhor de saúde, educação e bem-estar para todos.
Paulo Freire e Aristóteles- realismo e naturalismo, libertação e globalização –trabalham no sentido de influenciar, fortemente, os atos concretos das sociedades humanas,, a partir justamente de uma educação naturalista e realista, global e libertadora, humanista e transformadora da realidade local, regional e planetária, no interior das quais se encontram, procurando deste modo um caminho novo, aberto, livre e feliz de ordem e progresso, saúde e bem-estar para todos e cada um dos membros da sociedade humana.

9. Ética e Educação na Fenomenologia de Heidegger

Segundo a Fenomenologia Heideggeriana,o homem e a mulher são um complexo de possibilidades.
Isto significa dizer que, ambos, como seres-no-mundo, seres-aí, seres no tempo e na história, limitados pela finitude temporal, portanto, finitos e limitados, ainda assim têm um caráter tendencial, alternativo, possibilitador de novas conquistas, novas idéias, novos pensamentos, sentimentos e comportamentos. Mesmo limitado pela finitude do tempo e pela obscuridade da morte, o ser humano é possibilidade, tendência, opção, alternativa, em que pode buscar outros caminhos de vivência e sobrevivência humana. Deste modo, educar fenomenologicamente é educar conscientemente para o fluxo de possibilidades que oferece a vida humana, ainda que limitada pela história, definida pelo tempo presente e finita na sua espacialidade e temporalidade.Logo, a existência humana é um complexo de possibilidades: liberdade possível, bem-estar possível, felicidade possível, mesmo que determinada pela finitude temporal e as limitações histórico-espaciais.
Heidegger e sua fenomenologia contribuem eficazmente para uma boa ética na educação, onde as tendências e possibilidades do ser humano são ilimitadas e infinitas, embora nos limites e finitudes do tempo e da história.

10. Pensamentos Filosóficos - 1) O Silêncio, o movimento e a paciência manifestam a sabedoria de Deus no dia-a-dia das pessoas. 2) Pense, antes de realizar. A reflexão deve estar antes do acontecimento. Jamais pense ou reflita depois do seu comportamento, ou após os fenômenos realizados. 3) A vida espiritual deve estar em primeiro lugar na nossa vida. Depois vem a vida mental. E, por último, a vida corporal. Estabeleça uma hierarquia de valores no seu cotidiano. Primeiro, sempre, Deus, o Senhor. 4) Que o bem e a luz e a paz sempre acompanhem a sua vida. 5) As mulheres fazem bem a saúde dos homens. Ponha as mulheres na sua vida. Elas são a graça de Deus no meio de nós. Elas são na verdade a alegria dos homens. Deus, o Senhor, quis assim. 6) Trabalhe com alegria e faça bem todas as coisas. 7) Seja sempre bom e faça sempre o bem. 8) Siga sempre a lei natural: faça o bem e evite o mal. 9) Que a boa consciência, a boa intenção e os bons atos reflitam o seu viver, o seu convívio com as pessoas e toda a sua existência. 10) Ajude-se ajudando os outros. 11) Amando-se a si mesmo (auto-estima) você aprende a amar a Deus, o Senhor, e as pessoas ao seu redor, mais e melhor. 12) Glorifique e bendiga sempre a Deus, o Senhor, pelos benefícios e maravilhas na sua vida. 13) A Paciência é a mãe das virtudes. 14) Siga sempre a natureza. Naturalmente, viva, conviva, pense, sinta, se comporte, pratique seus atos. Viva em harmonia com seu meio-ambiente. Seja natural. Porque Deus, o Senhor, é natural. Porque o universo é natural. Porque a vida é natural. O homem e a mulher são naturais. Com equilíbrio e segurança, percorra o caminho da natureza. Alimente-se naturalmente. Faça da natureza o sentido da sua vida. Deste modo, o bem e a paz habitarão o seu ser. 15) No seu convívio social, tenha sempre juízo e bom-senso. 16) Respeite os outros. 17) Seja responsável por suas atitudes. 18) Destrua preconceitos e superstições, e construa a liberdade e a felicidade para si e para os outros. 19) Faça de cada momento uma eternidade. Porque você é eterno. 20) Seja realista. Informe-se. Participe das novidades e notícias do seu dia-a-dia. Tome uma água e um cafezinho no botequim. Compre seus remédios na farmácia. Compre seu pão na padaria. Compre seu jornal no jornaleiro. Dê um passeio pela rua. Faça suas compras no supermercado. Converse com seus amigos. Ame suas mulheres. Dê um abraço no seu pai e um beijo na sua mãe. Brinque na praça com as crianças. Ajude os pobres. Reze e bendiga a Deus, o Senhor, glorificando-O por suas obras, maravilhas e benefícios. Trabalhe e estude com alegria. Na igreja, agradeça a Deus, o Senhor. No hospital, visite seus doentes. Em tudo, com todos, louve a Deus, o Senhor. No galinheiro, compre alguns ovos e namore as galinhas. No açougue, compre uma carne para a família. E que Deus, o Senhor, seja louvado, bendito e glorificado eternamente. Amém.

11. A Criação do Novo - A Criatividade é o motor da novidade. Vejamos como se situa o novo, dentro do contexto humano, natural e cultural. 1) limites - A produção da novidade é contrariada pelos preconceitos e superstições, confusão mental, mitos e crenças, obstáculos ao conhecimento e barreiras ideológicas. 2) tendências - abrir a mente, renovar o conhecimento e libertar a pessoa humana de suas prisões culturais. 3) possibilidades - progresso dos povos e evolução das nações, crescimento político, social, econômico e cultural, desenvolvimento científico e tecnológico, maior liberdade e maior felicidade, melhor juízo e melhor bom-senso, mais saúde e bem-estar para todos.

12. Ponto-de-vista/Visão global e diferencial - Em nossas reflexões humanas, naturais e culturais, devemos ter, ao mesmo tempo, um olhar globalizante sobre a realidade e um olhar sobre as diferenças que a envolvem., a fim de que nossas sínteses e análises reais e racionais apreendam de fato a verdade dos fenômenos concretos, tornando certo o conhecimento verdadeiramente possível. Deste modo, de posse da verdade real, chegaremos à liberdade existencial, e, por conseguinte, atingiremos a felicidade completa, saudável e libertadora. Ou seja, a visão do todo pressupõe necessariamente a visão das partes, o olhar global precisa antes do olhar diferencial. Assim, conseguiremos perceber perfeitamente a realidade, interior e exterior, com seus problemas e interrogações , de um lado, e suas soluções e respostas positivas e otimistas, por outro lado. Quando o racional compreende inteiramente o real, no todo e nas partes, global e diferencialmente, absoluta e relativamente, estamos então diante do sentido da vida, a razão de viver, mergulhando desta maneira na função humana existencial propriamente dita, cuja complementação se dá no mergulho em Deus, o Senhor, objetivo final da nossa vida.

13. A construção do comportamento humano - O homem e a mulher, quando agem em sociedade, atuam movidos por sua liberdade, sendo esta condicionada pelos desejos humanos e suas necessidades naturais. Tais desejos e necessidades refletem no ser humano, por um lado, o universo biológico ou genético que o envolve, e, por outro lado, o universo social ou ambiental no qual está inserido. Então, neste momento, entra em ação a liberdade humana, a qual opta ou escolhe o bem ou o mal. Esta é a lei natural, ou seja, faça o bem e evite o mal. A lei natural, por sua vez, determinará a consciência humana, sua intencionalidade final e seus atos conseqüentes. Assim, a liberdade humana, em um ambiente social bom ou mal, faz a opção, consciente e intencionalmente, comportando-se ou de modo virtuoso ou de maneira viciosa. A liberdade, em função da lei natural, condicionada pelo ambiente social, opta pelo bem ou pelo mal. Portanto, o bom ambiente faz a boa pessoa. O mau ambiente faz a péssima pessoa. Outrossim, cabe salientar que a lei natural (procure o bem e a paz, e não pratique o mal nem a violência) foi criada por Deus, o Senhor, o Criador, o Autor da Vida. Deste modo, o homem de Deus sempre será bom, e praticará o bem e a paz. Igualmente, a mulher de Deus.

14. Realidade e Interpretação

Observando o objeto real chamado cadeira, percebemos que podemos olhá-la de diferentes pontos-de-vista:de cima ou por baixo, da direita ou pela esquerda, pela frente ou por trás, e também pelo meio da cadeira.
Assim é a nossa realidade.
Assim são os nossos acontecimentos.
Assim é a vida.
É possível observar a realidade concreta sob diversos modos, de diferentes maneiras, de vários pontos-de-vista, a fim de compreendermos exatamente o que é a realidade, o seu conteúdo mais profundo.
A Realidade é sempre a mesma.
Muda, porém, o olhar sobre essa realidade: a sua compreensão, o seu conhecimento, o seu entendimento.
Diferentes pontos-de-vista, vários olhares sobre o mesmo objeto real, o mesmo acontecimento histórico, favorecem uma visão global e parcial, maior e melhor, e, portanto, mais certa, correta e verdadeira, sobre tal realidade. Contudo, a realidade permanece inalterada, modificando-se apenas o olhar, a compreensão, o ponto-de-vista sobre essa realidade.
Ex: o descobrimento do Brasil.
A Realidade é a mesma: o descobrimento do Brasil.
Todavia, a interpretação é diversa.
Aliás, várias interpretações diferentes.
Há quem diga que Pedro Álvares Cabral teve a intenção de descobrir o Brasil.
Uma outra interpretação diz que o Navio de Cabral sofreu uma tempestade no mar, veio parar aqui no Brasil.
Pode também o descobrimento do Brasil ser fruto do interesse de Portugal e Espanha, os grandes da época, séculos XV e XVI.
Igualmente, pode ter sido consequência de uma guerra, um combate armado no mar, entre Portugal e Espanha, que resultou na descoberta do Brasil e da América. Quem sabe Cabral e Colombo se cruzaram pelo caminho;
Estas são hipóteses, interpretações possíveis sobre uma mesma realidade: o descobrimento do Brasil.
O que se viu para o objeto real(cadeira) também vale para o acontecimento histórico(o descobrimento do Brasil).
Entretanto, a realidade em si é a mesma.
Varia, porém, a interpretação desta mesma realidade.
A Realidade é única, constante, absoluta.
A Interpretação é variável, diversa, diferente, relativa.

14.a. Realidade e Interpretação - Compreender a relação entre realidade e interpretação é fundamental para o entendimento da funcionalidade do processo de construção do conhecimento. A Realidade em si é estável, constante, permanente, enquanto que a interpretação da realidade é variável, flexível, relativa, dependendo sempre do olhar consciente e racional , interpretador da realidade natural, temporal, histórica, cultural, política, econômica e social. Deste modo, quando observamos uma cadeira, por exemplo, podemos visualizá-la a partir de diferentes pontos de observação: da direita ou da esquerda, de frente ou por trás, por cima ou por baixo, e, inclusive, do meio da cadeira. Veremos, sempre, uma realidade constante, com diversos pontos-de-vista, através dos quais olhamos a cadeira diferencialmente, relativamente, e, ao mesmo tempo, de maneira global. 1) Visão global e diferencial - 2) Visão subjetiva e objetiva 3) Visão relativa e absoluta. Quando observamos a cadeira (realidade), globalmente, temos uma visão completa, objetiva, integral, absoluta. Por outro lado, ao observarmos a realidade (cadeira) de modo pontual, relativo diferencial e subjetivo, teremos uma visão parcial e incompleta. Assim, a realidade é constante, e variável é a interpretação.


15. Paidéia – A Formação do homem grego
Projeto educacional para o homem atual

Na Grécia antiga, em seus primeiros séculos a.C., a formação do homem grego obedecia a um contexto histórico bem determinado, definido principalmente ora por sua tradição cultural ora pelo tempo e lugar vividos por seus cidadãos.
A Paidéia surge então em meio a um fluxo cultural bastante problemático, no qual se perguntava sobretudo qual seria o papel do homem dentro do Cosmos, diante de Zeus e os demais deuses mitológicos, perante às forças da natureza,
à frente da democracia ateniense e outras cidades gregas, no interior da ética e da política, da moral e do social, do comércio e da economia em geral, da própria Mitologia Grega, e, com destaque peculiar, de sua racionalidade ordenadora do caos, de sua capacidade de organizar o conhecimento, estruturar a lógica e a metafísica, sistematizar o pensamento filosófico até então consumado.
Interrogando-se e tentando responder a essas questões fundamentais, o cidadão grego construiu a Paidéia: Projeto de educação voltado para a formação cultural do homem grego.
A partir de agora, os gregos seriam chamados de humanistas, justamente porque em função do homem – do homem grego - conceberiam a natureza e o universo, a religião e a filosofia, a arte e a ciência, a moral(ética) e a história.
E por causa do homem, a razão inteligente se constituirá no padrão grego por excelência, a partir de que a ordem, a democracia e a filosofia assumirão um compromisso responsável com a liberdade e a felicidade humana local, regional e global, agora e futuramente.
O que valeu para os gregos de outrora, igualmente tem valor para a humanidade de hoje.

16. Epistemologia – Teorias do Conhecimento

1) Realismo
2) Idealismo
3) Racionalismo
4) Empirismo
5) Dogmatismo
6) Ceticismo
7) Absolutivismo
8) Relativismo
9) Estoicismo
10) Hedonismo (Epicurismo)
11) Ecletismo
12) Niilismo
13) Indeterminismo


17. O Mecanismo lógico, estrutural e
sistemático de equilíbrio e desenvolvimento
da ordem existencial do ser

a) A Voz do Silêncio
b) O Vazio da Essência
c) A Aparência do Nada
d) O Pensamento Vivo
e) A Presença da Ausência
f) A Consciência do Universo
g) A Ordem da Natureza
h) O Corpo Espiritual
i) A Realidade Global

18. A Dialética Mental

O Processo de produção do conhecimento (idéias) se realiza dialeticamente, ou seja, por meio de contrários, novos contrários ou contradições.
Uma idéia origina uma teoria, que, por sua vez, produz uma ideologia.
Tal movimento construtor de idéias, teorias e ideologias se faz dialeticamente, quando então através de novidades e novos contrários ou contradições, novos pensamentos são criados, os quais, igualmente, produzem novos pensamentos.
Dialeticamente, a TESE produz a ANTÍTESE, a qual, por seu lado, gera a SÍNTESE.
Esse mecanismo dialético articulador é o responsável, na história da humanidade, pela descoberta de novos conhecimentos, que também descobrem outros novos conhecimentos.
A Dialética é o motor descobridor de novos conhecimentos.

19. A Metodologia Epistemológica

Do Insofismático para o Eustático
O Movimento de descobrimento do
conhecimento verdadeiramente possível

Descobrir a verdade, e o fundamento da verdade: eis o objetivo final de todo conhecimento verdadeiramente possível.
Insofismar, ou seja, realizar o desvelamento da verdade: eis a luz vital que possibilita abarcar todo e qualquer conhecimento verdadeiramente possível.
Eustatizar, ou melhor, encontrar a luz da verdade: eis osentido fundamental
que proporciona abraçar toda e qualquer ciência realmente viável.
Com efeito, segundo a natureza humana, o conhecimento tem limites, é possível de acordo com os mesmos limites, tendências e possibilidades da razão ou inteligência do homem e da mulher.
Tal possibilidade do conhecimento é alcançada pela metodologia insofismática e eustática.
O Método insofismático busca conhecer a verdade possível.
O Método eustático procura o fundamento desta mesma verdade possível.
Por que conhecimento verdadeiramente possível ???
Porque, quanto ao conhecimento, a razão humana tem limites, além dos quais não é possível a ciência ou o conhecimento verdadeiramente possível.Em outras palavras, a ciência ou o conhecimento necessita de juízo e bom-senso, de um tal estado de racionalidade que propicie a descoberta da verdade e de seus fundamentos vitais.
Esse movimento epistemológico – da verdade insofismática para o fundamento da verdade eustática – realiza de fato o conhecimento verdadeiramente possível.

20. O Processo de Formação da Consciência Pensante - O Movimento de construção da consciência que pensa é realizado por 6 momentos, descritos a seguir: a) Consciência ingênua: é a consciência original, ainda carregada de preconceitos e superstições, confusão mental, cheia de bloqueios e obstáculos ao conhecimento. b) Consciência crítica: é a consciência problemática, cheia de perguntas, que passa por etapas de questionamento e interrogações. c) Consciência dialética: é a consciência antitética, que percorre o seu caminho através de contrários e contradições, construindo assim novas idéias, novas teorias e novas ideologias. TESE > ANTÍTESE > SÍNTESE d) Consciência Insofismática: é a consciência certa, autêntica e verdadeira, que, ao construir o conhecimento, rejeita erros, dúvidas e incertezas, mostrando-se fiel ao conhecimento da verdade. e) Consciência Eustática: é a consciência fundamental, que, em seu caminho, busca não só a verdade, como também, e mais ainda, o fundamento da verdade. f) Consciência Nua: é a consciência global, total, integral, sem roupas, ou seja, sem bloqueios e obstáculos, sem preconceitos e superstições, sem barreiras ao conhecimento verdadeiramente possível. Tal processo de formação da consciência pensante acontece na Arte, Ciência, Filosofia, História, Moral e Religião. Na Arte (Desenho, Música, Literatura, Pintura, Escultura e Arquitetura). Na Ciência ( Astronomia, Matemática, Física, Química, Biologia e Informática ). Na Filosofia (Lógica, Ontologia/Metafísica, Ética, Estética, Epistemologia, Axiologia, Fenomenologia e Hermenêutica). Na História (Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea). Na Moral (verdade, liberdade, felicidade, bondade, justiça, direito, respeito e responsabilidade). Na Religião ( Deus, o Senhor, oração, adoração, fé, obras, transcendência, imortalidade, eternidade, silêncio e testemunho ).


21. Consciência Eustática
e Razão Insofismática

Razão Insofismática é aquele estado mental de racionalidade que procura, do ponto-de-vista do conhecimento, a verdade das coisas, a lógica do pensamento, a certeza das idéias encontradas, a autenticidade lógica, retórica, argumentativa, dos símbolos e idéias criadas, ou seja, é a busca da verdade propriamente dita, rejeitando assim tudo o que é contrário a ela.
In-sofismático ( sem sofismas, sem erros, sem incertezas, sem falsidades, sem corrupção ).
Razão Insofismática é a razão autêntica, certa, correta, verdadeira, que anseia pela verdade em si.

Consciência Eustática é aquele estado mental de consciência, onde ocorre um movimento em favor dos fundamentos da verdade, os princípios da realidade, as origens do pensamento, as raízes do conhecimento, as fontes básicas das idéias constituídas na racionalidade pensante.

Insofismático é a busca da verdade, enquanto eustático é a busca dos fundamentos da verdade.
Eustático, na verdade, é o movimento profundo de descoberta dos fundamentos, princípios ou raízes do pensamento, dos sentimentos e dos comportamentos humanos.
Tal movimento fundamental caracteriza a consciência eustática, a consciência mais funda e mais profunda.

22. O Processo de Conscientização da Realidade

Tomar consciência das coisas, na verdade, é um processo lento de apreensão do conhecimento da realidade, dentro da qual se está inserido.
De fato, conhecer (tomar consciência) é um movimento globalizamte, onde se abstrai o todo em função de suas partes.
Lentamente, a partir das diferenças, formamos o conhecimento global, no qual se dá o processo de conscientização da realidade.
Conscientizar-se é o conhecimento do conhecimento vagarosamente adquirido, em que diferencialmente formamos a abstração ou apreensão do todo a ser conhecido.
Tal é o movimento construtor, articulador e globalizador da realidade.
A conscientização da realidade se dá por um movimento permanente de memorização, onde o conhecimento se fixa na consciência a partir de idéias ou símbolos repetidamente apreendidos ou abstraídos.
A memória, portanto, é importante nesse tal processo de conscientização da realidade.
Sucessivas idéias, teorias ou ideologias, quando continuamente, e repetidas vezes, memorizadas, passam então a se fixar na tomada de consciência da realidade.
Frequentemente, a memória se exercita, a fim de oferecer à consciência a tomada de conhecimento da verdade das coisas reais em si, de si e para si.
De si, em si e para si, a consciência abstrai ou apreende o conhecimento, através de um movimento de memorização lento, vagaroso e paciente, formando e informando de fato o que deve ser conhecido.
Ocorre, então, lentamente, um verdadeiro descobrimento da realidade, que revela pouco a pouco o grau ou nível de conscientização obtido, para cujo processo trabalha incessantemente a memória do sujeito humano que então se conscientiza.
Certamente, tal descobrimento da realidade acontece dentro da consciência (em si), partindo dela (de si) e terminando nela (para si): movimento de reflexão consciente, memorizador da realidade.
Assim, descobrir a realidade,
descobrir a verdade real, é um acontecimento fenomenológico(fenomenal), ou seja, são idéias(fenômenos da consciência) que se repetem dentro dela, de modo a se fixarem nela, refletindo o estado de consciência então observado, ou melhor, o estado de abstração ou apreensão da realidade em si, de si e para si.
Logo, memória e consciência atuam juntas, unindo-se na articulação do descobrimento da verdade da realidade.
Essa articulação do conhecimento em si, de si e para si, é o que chamamos de processo de conscientização da realidade.
É a consciência real.


23. O Ser e o Vazio
O Mecanismo de funcionamento
do processo de esvaziamento de
conteúdo social, político, econômico
e cultural da consciência global e diferencial
das sociedades humanas em geral nos dias de hoje

Filosofias de vida, presentes, existentes e insistentes nos tempos atuais, são responsáveis direta e indiretamente pelo vazio espiritual, físico e mental, que se observa em todas e cada uma das camadas sociais da comunidade humana presente, cujas consequências se identificam com a realidade violenta e marginal, maldosa e selvagem,
triste e angustiante, prisioneira de seus próprios preconceitos e obstáculos mentais,
escrava de seus próprios vícios e interesses mal-intencionados, oprimida e opressora, divisora de classes, marginalizadora de pessoas desejosas de liberdade e felicidade. Tal realidade caótica, reflete posturas arbitrárias, posições ideológicas e interesses obscuros, corrompidos, defendidos pelos adeptos e seguidores destas 6 filosofias existenciais, que a seguir apresentamos:
1) Individualismo (culto ao eu e à solidão)
2) Niilismo (cultura do nada, do vazio e do inútil)
3) Ceticismo (dúvida e incerteza como razões de viver)
4) Relativismo (tudo é relativo, nada é absoluto)
5) Indeterminismo (tudo e todos são indefiníveis e indetermináveis)
6) Ateísmo (negação e indiferença quanto a Deus)
Estas filosofias de vida destróem a vida e constróem a morte.
Propagam o mal e a violência, e o vazio do ser.
Hoje, assistimos ao intolerável e insuportável esvaziamento do ser.
Caminhamos para o vazio da vida,
o nada do ser,
o silêncio da existência,
a ausência da essência.
a consciência da aparência,
o sumiço de Deus ???

24. A Filosofia e seu conteúdo interdisciplinar

a) Lógica Clássica e Simbólica
b) Ética
c) Estética
d) Hermenêutica
e) História da Filosofia
f) Ontologia ou Metafísica
g) Epistemologia
h) Axiologia
i) Fenomenologia
j) Teleologia

Momento Final

Pensar, refletir, interrogar-se acerca dos problemas fundamentais da vida humana, e tentar encontrar as suas respostas positivas, segundo o nosso ponto-de-vista pessoal e grupal, individual e coletivo – eis o que devemos fazer de agora em diante.
Devemos assumir um compromisso responsável com a filosofia.
Tal compromisso levar-nos-á certamente a um posicionamento consciente, racional e real perante os problemas centrais da vida cotidiana.
Que suas posições filosóficas façam vocês livres e felizes diante de Deus, o Senhor, e a comunidade humana global.
Este o nosso desejo verdadeiro.
Pois então, continuemos a filosofar.

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