segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Em busca da Essência

Em busca da Essência

O Controle do Aparente impossibilita o Oculto

Vivemos de diferenças.
As diferenças mantêm relações.
As relações possibilitam a comunhão.
A comunhão leva à participação.
A participação produz a interatividade.
A interatividade conduz ao compartilhamento.
O Compartilhar gera a solidariedade.
É preciso tirar as cascas, para conhecer a doçura do abacaxi ou a gostosura da melancia.
Urge ficar sem as roupas, para vislumbrar a beleza da nossa nudez.
É necessário ignorar as aparências, para mergulhar na profundidade da essência.
É imprescindível fugir das exterioridades, para invadir a riqueza de nossa interioridade.
Assim é a vida.
Porque a beleza é interior, ultrapassa o aparente.
Porque a essência é a mais importante, embora tenhamos necessidade do corpo, das roupas e dos sapatos, da moda e do dinheiro, da política e do conhecimento, da filosofia e da ciência, da arte e da música.
Quero a substância de um maracujá, e não me preocuppo com suas cascas sem cheiro ou suas roupagens sem odor.
Quero o fundo de uma música, e não me ocupo muito com a letra do samba ou as palavras do jazz, ou os símbolos de uma orquestra ou as imagens do piano.
Anseio pelo mais profundo da alma, que me acalma espiritualmente, tranquiliza a minha consciência e faz repousar o meu corpo e a minha mente.
Desejo a paz do espírito, que ilumina minha inteligência, refaz as minhas forças e levanta as minhas energias, fortifica os meus ânimos e torna firme a minha esperança.
Vivemos em busca da Essência da realidade, do sentido das coisas, da razão da natureza e do universo, do significado dos seres e dos objetos que compõem a criação.
Por que se apegar ao aparente, se o mais fundo da vida está na vida interior ?
Por que depender do exterior, se a essência é a profundidade da consciência ?
Por que se aprisionar em sensibilidades, se o sucesso está na inteligência e o segredo da vida é mergulhar na imensidão dos mares e na gigantesca tsunâmi dos oceanos ?
Por que se deixar escravizar pela moda e o dinheiro, as ideologias e os partidos políticos, as normas sem disciplina e as regras sem organização, se a sociedade gosta da ordem e do respeito, da boa educação e do direito, da justiça e da verdade, da transparência e da autenticidade ?
A Vida é processo, dinâmica, mobilidade, o movimento em busca da Essência.
Se estamos vivendo a interioridade, a aparência é supérflua e contingente, um mero acidente de passagem, que vai e não volta mais, em favor das coisas absolutas e necessárias, ainda que as relatividades sejam importantes, o transitório seja cabível e o descartável algo de que fazemos uso sem nos deixar permanecer nele.
O Oculto grita mais aos nossos ouvidos internos.
A Essência fala mais alto.
A Substância é mais pacífica e repousante.
A Profundidade é mais calma e tranquila.
A Interioridade é o segredo do sucesso.
Por tudo isso, vale o sacrifício pela vida interior.
Tem mais sentido.
Mais razão de ser.
É mais fundamental.
É mais real e atual.
As aparências passam.
São descartáveis.
São provisórias.
Vão e não voltam mais.
A Essência fica.
Permanece.
É Eterna.
Absoluta.
Absolutamente necessária.

Nenhum comentário: