segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Você se segura em quem ?

Quem são os nossos Seguranças ?

È natural que nós, seres humanos, precisemos de ajuda, ou nos apoiemos em alguém, ou busquemos garantias de sobrevivência para nós e nossos filhos, ou necessitemos de algum tipo de segurança que nos ofereça estabilidade social, paz de espírito, calma externa e tranqüilidade interior.
É da natureza humana confiar em ídolos ou acreditar em deuses, abraçar princípios consolidados pelo tempo ou abarcar valores estáveis que sustentam a sociedade em que vivemos.
Precisamos de Seguranças que nos guardem dos perigos da vida e nos defendam das instabilidades da existência.
Necessitamos de Tábuas de Salvação, que nos afastem dos riscos das doenças e da morte, ou que nos tirem dos momentos de violência e agressividade, ou que nos excluam dos instantes de maldade humana onde os relacionamentos entram em conflito e as atitudes das pessoas se chocam, contrariando-se umas às outras.
Desejamos Advogados de defesa que lutem por nós, e nos garantam os nossos interesses e nos segurem diante de ações contraditórias ou que afetam as nossas intencionalidades.
Queremos proteção!
Desde então, surgem os Mitos das Cavernas, ou os Ídolos da Juventude, ou os Mágicos do Saber, ou os astros e seus horóscopos, ou a reza de macumbeiros, ou a oração de pastores, ou o exorcismo de padres e sacerdotes, ou as orientações de um psicólogo ou psicanalista a quem recorremos em casos de urgência e necessidade, ou o médico da família que nos alivia de preocupações exageradas e em quem confiamos os nossos problemas do dia a dia, ou os remédios e as injeções que ingerimos de vez em quando, ou o cafezinho diário ou a cerveja do fim de semana, ou as mulheres de quem somos amantes, ou outras pessoas ou objetos ou situações nas quais nos apoiamos para garantir a nossa existência e sobrevivência.
Eis pois que nos seguramos no dinheiro, ou na família, ou no trabalho, ou na internet, ou nas idéias que temos, ou nos ideais e valores que abraçamos, ou no poder que possuimos, ou no sexo que fazemos, ou no cargo político que desempenhamos, ou nas virtudes que praticamos, ou nos vícios que comumente exercitamos, ou na moral que sustentamos, ou na religião em que acreditamos, ou nos deuses em que temos fé e confiança...
Mas sempre precisamos de alguma segurança em quaisquer situações, com quem quer que seja, nas mais diversas circunstâncias da vida cotidiana, nos momentos difíceis e quase impossíveis em que nos encontramos, nas brigas com conhecidos ou nos distúrbios de família e trabalho, nas contradições das nossas relações interpessoais, e nas adversidades diárias e noturnas.
Sempre buscamos apoio quando estamos instáveis e inquietos.
Sempre procuramos ajuda diante dos problemas, dificuldades e preocupações de cada dia.
Sempre desejamos ser guardados e protegidos diante dos perigos da vida e perante os riscos da existência.
Sempre queremos guarda e proteção!
É natural.
É próprio da natureza humana.
Homens e mulheres não vivem sem Seguranças.
E a nossa maior e melhor Segurança nesta vida é sem dúvida o nosso Deus e Senhor, Autor da Existência e Criador de tudo e de todos.
Segurança é uma necessidade natural da pessoa humana.
Estejamos seguros nos segurando em nossas Seguranças quaisquer que elas sejam, quem quer que se possa apresentar.
Somos dependentes uns dos outros.
Nossos Guarda-Costas são imprescindíveis.
Precisamos de Anjos da Guarda.
É Natural.
É uma necessidade humana e cotidiana.
Queremos ser protegidos.

Nenhum comentário: